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Gramática do paradoxo

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Abstract(s)

Esta dissertação aborda transformações arquitetónicas e como elas manipulam ilusões ópticas, interferindo na percepção e cognição do Ser Humano. Falamos sobre a Teoria da Gestalt, entendendo aspectos universais da percepção e abordando estudos relacionados à "Teoria da Forma". As regras axonométricas surgem com grande importância, facilitando a compreensão do mundo da ilusão. Compreender melhor as regras da ilusão de ótica fornecerá mais controlo sobre os desenhos arquitetónicos, manipulando de maneira deliberada representações enganosas. Apresentaremos várias fases do trabalho de Maurits Escher, onde ele trabalha com representações e configurações axonométricas, e ilusões de óptica. Para desenvolver o projeto, identificamos o jogo Monument Valley, estudando como as representações axonométricas são aplicadas em ilusões espaciais e como os autores conseguiram manobrar os elementos arquitetónicos. Para idealizar um jogo digital, estudámos Peter Eisenman, pois este desenvolveu os seus projetos, trabalhando com transformações, matrizes de elementos, rotações, juntamente com as regras de ilusão de Escher, tais como o Triângulo de Penrose, o Cubo de Necker e o Tridente Impossível, que serão reproduzidas para criar um protótipo de jogo de computador onde o objetivo é transformar a House II e a House VI, aplicando a sequência correta de transformações, incluindo as ilusões de óptica
ABSTRACT: This dissertation discusses architectural transformations and how they manipulate optical illusions, interfering with the perception and cognition of the Human Being. We talk about the Gestalt Theory, understanding universal aspects of perception and approaching studies related to the "Theory of Form". The axonometric rules emerge with big relevance in this context facilitating the understanding of the world of optical illusion. Understanding better the rules of optical illusion will provide more control over architectural drawings manipulating in a deliberate way perceptually misleading representations. We will present several phases of Maurits Escher work, where he works with axonometric representations and configurations as well as optical illusions. To develop the project, we identify the Monument Valley game by studying how its axonometric representations are applied in spacial illusions and how their authors managed to manoeuvre the architectural elements. Finally, we studied Peter Eisenman because he develop his designs with similar transformations, namely element arrays, rotations, together with Escher’s optical illusion rules, Penrose Triangle, Necker’s Cube and the impossible Trident, and reuse them to create a computer game prototype where the aim is to transform House II into House VI by applying the correct sequence of transformations including the optical illusions.

Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Keywords

Maurits Escher Manipulação da arquitetura Jogos digitais Ilusão de ótica Paradoxos

Pedagogical Context

Citation

ALBUQUERQUE, Mariana Catarina Canez Lopes de - Gramática do paradoxo : a representação da impossibilidade axonométrica.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.

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Publisher

Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura

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