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Desfazendo barreiras

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Abstract(s)

Lisboa, a capital de Portugal, distingue-se sendo uma cidade peculiar e com uma ambiência própria que não se iguala a qualquer outra cidade, no entanto esta cidade necessita de constantes ajustes e mudanças a nível urbanístico tendo em conta toda uma panóplia de acontecimentos e possíveis acontecimentos, nomeadamente o crescimento do turismo, as alterações climáticas, o desenvolvimento económico, a requalificação da frente ribeirinha, entre outros. Santos-o-Velho, Cais Sodré e o Bairro Alto encontram-se localizados numa área privilegiada pela proximidade ao Rio Tejo e pelos edifícios característicos de Lisboa antiga, que tão bem a dignifica e lhe oferece caracter. No entanto, podemos observar a presença da linha férrea, na Avenida 24 de Julho e na Avenida Brasília, que dividem estas áreas, tornando a acessibilidade pedonal difícil e consequentemente não permitindo a aproximação das pessoas à frente ribeirinha e ao Rio Tejo. Neste contexto, o Projecto Final de Mestrado que se segue, desenvolve-se em dois momentos, sendo o primeiro à escala territorial onde se estuda as três distintas áreas (Santos, Bairro Alto e Cais Sodré), e o segundo à escala urbana onde se desenvolvem três pontes pedonais, agregadas entre si por percursos pedestres e que se difundem em equipamentos. O objectivo principal é desfazer as barreiras existentes, de modo a agregar as áreas promovendo maior conexão do território, aumentando a possibilidade da descoberta da cidade que é Lisboa, aproximando a população à frente ribeirinha.
ABSTRACT: Lisboa, capital of Portugal, distinguishes itself as a peculiar city with its own ambience that does not match any other city, however this city needs constantly adjustments and changes at urban planning taking into account a whole range of events and possible events, such as the growth of tourism, climate change, economic development, re-qualification of riverside, among others. Santos-o-Velho, Cais Sodré and Bairro Alto are located on a privileged area due to the proximity to the Tejo river and by the characteristic buildings of the old Lisboa, that dignifies her and offers character. However, we can also observe the presence of the railway, on Avenida 24 de Julho and Avenida Brasília, which divide these areas, making pedestrian accessibility difficult and consequently doesn’t allow people to approach the riverside and Tejo river. In this context, the Final Project that follows, is developed in two moments, the first one at a territorial scale where the three distinct areas (Santos, Bairro Alto and Cais Sodré) are studied, and the second at a urban scale where are developed three pedestrian bridges, joined together by pedestrian routes and that spread in to equipment. The main objective is to unmake the existing barriers in order to add these areas promoting greater connection of the territory, increasing the possibility of discovery the city that Lisboa is, approaching the population to the riverside.

Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Keywords

Pedagogical Context

Citation

GUERRA, Ana Raquel da Cruz - Desfazendo barreiras : permeabilidades incorpo(rando) quarteirões como regeneração da frente ribeirinha de Santos, Lisboa.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.

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