Repository logo
 
Publication

Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade

dc.contributor.authorRummert, Sonia Maria
dc.contributor.authorAlves, Natália
dc.date.accessioned2012-12-04T17:12:06Z
dc.date.available2012-12-04T17:12:06Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO artigo analisa medidas referentes às políticas educacionais dirigidas a jovens e adultos pouco escolarizados, no Brasil e em Portugal, que, a despeito de suas diferenças, apresentam similaridades devidas a sua posição no cenário internacional, assim como se mostram receptivas às determinações emanadas por organizações supranacionais. Comum a essas organizações é a defesa de uma concepção instrumental de educação para a empregabilidade, produtividade, competitividade e coesão social. Os governos dos dois países aderiram às teses de que sua posição na divisão internacional do trabalho é resultado do baixo nível de qualificação da classe trabalhadora. A análise compreende os Programas Novas Oportunidades, em Portugal, e PROJOVEM, no Brasil, e destaca que ambos contribuem para aumentar a subordinação funcional das políticas educacionais aos interesses econômicos e para reforçar a conformidade ideológica da classe trabalhadora nos dois países.por
dc.description.abstractThe article analyzes measures that refer to educational policy aimed at young people and adults with little schooling in Brazil and Portugal, which, despite its differences, presents similarities due to its position on the international stage, as well as demonstrating its receptiveness to the determinations emanating from supranational organizations. These organizations have in common the defence of an instrumental conception of education for employability, productivity, competitiveness and social cohesion. The governments of both countries have adhered to the proposition that their position in the international division of work is the result of the low level of qualification of the working class. The analysis covers the New Opportunities Programme (Programa Novas Oportunidades) in Portugal and the ProJovem Programme in Brazil, and indicates that both contribute to increase the functional subordination of educational policies to economic interests and to reinforce the ideological conformity of the working class in both countries.
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi realizado no âmbito de pesquisas apoiadas pelo CNPq e pela CAPES, no Brasil, e pela FCT, em Portugal.por
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, set./dez. 2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/7331
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionwww.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/09.pdfpor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectTrabalho e educaçãopor
dc.subjectEstudos comparados Brasil e Portugalpor
dc.titleJovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage528por
oaire.citation.startPage511por
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Educaçãopor
person.familyNameAlves
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-id651F-8E61-1773
person.identifier.orcid0000-0003-1764-6708
person.identifier.scopus-author-id36766876100
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationa770a44b-b75a-4b79-b2d4-227f99caaaf0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya770a44b-b75a-4b79-b2d4-227f99caaaf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil e em Portugal.pdf
Size:
471.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format