Repository logo
 
Publication

Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul

dc.contributor.authorCiríaco, Klinger
dc.contributor.authorMoreletti, Maria Raquel
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2020-01-06T10:49:13Z
dc.date.available2020-01-06T10:49:13Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCíriaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70.pt_PT
dc.identifier.issn2358-1840
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/40709
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraípt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectInício de docênciapt_PT
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectBegining teacherpt_PT
dc.subjectMathematics Teachingpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.titleOs primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sulpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceNaviraí, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titlePerspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameCiríaco
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameKlinger
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0003-1694-851X
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication49906df4-1a1e-40be-955b-4d667f7825cc
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Círiaco, Morelatti, Ponte PERSPETIVAS EM DIALOGO 2019.pdf
Size:
368.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: