Publication
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
| dc.contributor.author | Ciríaco, Klinger | |
| dc.contributor.author | Moreletti, Maria Raquel | |
| dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-06T10:49:13Z | |
| dc.date.available | 2020-01-06T10:49:13Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Círiaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2358-1840 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/40709 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.subject | Início de docência | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Colaboração | pt_PT |
| dc.subject | Teacher education | pt_PT |
| dc.subject | Begining teacher | pt_PT |
| dc.subject | Mathematics Teaching | pt_PT |
| dc.subject | Collaboration | pt_PT |
| dc.title | Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Naviraí, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 70 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 51 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
| person.familyName | Ciríaco | |
| person.familyName | MENDES DA PONTE | |
| person.givenName | Klinger | |
| person.givenName | JOÃO PEDRO | |
| person.identifier.ciencia-id | 6D1A-43D8-25B4 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1694-851X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-6203-7616 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 49906df4-1a1e-40be-955b-4d667f7825cc | |
| relation.isAuthorOfPublication | 7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Círiaco, Morelatti, Ponte PERSPETIVAS EM DIALOGO 2019.pdf
- Size:
- 368.87 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
