| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 368.87 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.
Description
Keywords
Formação de professores Início de docência Ensino de Matemática Colaboração Teacher education Begining teacher Mathematics Teaching Collaboration
Pedagogical Context
Citation
Círiaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
