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Abstract(s)
O ensino da matemática e os fracos resultados obtidos por alunos de vários países merecem a atenção dos responsáveis e dos professores e justificam a urgência na procura de soluções. Vários estudos internacionais mostram que há países muito desenvolvidos com dificuldades semelhantes às de alguns países menos avançados e que o atraso económico ou cultural não explica todas as falhas do sistema de ensino. Apesar de todas as condicionantes sociais e culturais, é possível melhorar a educação e as práticas pedagógicas em todos os países.
Neste artigo apresentam-se algumas das conclusões que começam a emergir dos estudos científicos da psicologia e da didáctica da matemática. Dá-se especial destaque às conclusões do painel federal norte-americano sobre o ensino da matemática (NMAP) e expõem-se algumas das conclusões e interrogações da psicologia cognitiva sobre a prática da aritmética e a iniciação à geometria e à álgebra.
Description
Keywords
Matemática Estudos científicos Práticas pedagógicas Ciência Aspetos socioculturais
Pedagogical Context
Citation
Crato, Nuno (2010). "Melhorar o ensino da matemática com ferramentas do século XXI" em researchgate.net, [PDF] (Search PDF in 2023)
Publisher
Researchgate.net
