Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Para o presente projeto de investigação, planificou-se uma unidade
didática para ensino de inglês como língua estrangeira no 8º ano do
Ensino Fundamental. Conceberam-se recursos educativos digitais,
como um livro digital iBook. Este foi explorado em aula autonomamente
pelos alunos de forma colaborativa com recurso a tablets iPad. Testouse
a compreensão da leitura, mas com o objetivo de levar os alunos à
produção de pequenos vídeos e de estimular a produção oral, por meio
da apresentação dos respetivos trabalhos à turma. Os objetivos deste
trabalho visavam o impacto destas estratégias e tecnologias no
desenvolvimento da competência comunicativa, na motivação dos
alunos e na utilização das tecnologias pelos professores. Foram
previamente analisados outros estudos semelhantes, procurando
vantagens e desvantagens deste tipo de trabalho, cujos resultados se
procuraram corroborar. A implementação foi realizada com duas
turmas e respetivos professores, tendo sido recolhidos dados antes e
depois da implementação da unidade didática. Foi recolhido e
analisado o seguinte corpo de dados: questionários de motivação para
os alunos, escala de utilização das tecnologias para os professores e
produções dos alunos. No final entrevistaram-se ainda ambos os
professores. Os resultados apontaram algumas diferenças positivas em
termos da motivação e desenvolvimento de competências por parte
dos alunos. Quanto aos professores, verificou-se que o uso destas tecnologias poderá favorecer e estimular atividades de produção por
parte dos próprios alunos em aula.
Description
Keywords
Comunicação oral Inglês língua estrangeira Motivação Tablets Trabalho colaborativo
Pedagogical Context
Citation
Couvaneiro, S., & Pedro, N. (2015). Tecnologias móveis na aula de inglês e desenvolvimento da comunicação oral: Projeto com alunos portugueses. In A. S. Ribas, D. Marangon, J. F. Matos, & N. Pedro (Orgs.), Ensinar a aprender!: O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras: Atas digitais do 3º Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, 1º Seminário Internacional de Práticas Inovadoras Pedagógicas (pp. 160-169). Curitiba: Editora Positivo.