| dc.contributor.author | Queiroz, João | |
| dc.contributor.author | Calado, Margarida | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Elisabete Silva | |
| dc.contributor.author | Pessanha, Ana Maria Araújo | |
| dc.contributor.author | Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Liberato, Aline Fernanda Huber Vicente | |
| dc.contributor.author | Albuquerque, Isabel | |
| dc.contributor.author | Mira, Maria José Estevez | |
| dc.contributor.author | Ramon, Ricard | |
| dc.contributor.author | Frazão, Carla Maria Reis Vieira | |
| dc.contributor.author | Góes, Jaildon Jorge Amorim | |
| dc.contributor.author | Aguiar, Mônica de Mendonça e Sica Martins | |
| dc.contributor.author | Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da | |
| dc.contributor.author | Rebouças, Moema Martins | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Gorete Dadalto | |
| dc.contributor.author | Arriaga, Amaia | |
| dc.contributor.author | Matalonga Jorge, Sofia | |
| dc.contributor.author | Josué, José Ricardo da Silva Gomes | |
| dc.contributor.author | Paz García, Maria Begoña | |
| dc.contributor.author | Casal, Cristina Varela | |
| dc.contributor.author | Monego, Sónia | |
| dc.contributor.author | Dias, Andreia | |
| dc.contributor.author | Coelho, Tiago Pinto | |
| dc.contributor.author | Trindade, José Pedro | |
| dc.contributor.author | Bahia, Sara | |
| dc.contributor.author | Ezquieta Llamas, Iciar | |
| dc.contributor.author | Herres Terraza, Cristiane | |
| dc.contributor.author | González Vida, María De Los Reyes | |
| dc.contributor.author | Silva, Alexandra Moura da | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-21T10:59:16Z | |
| dc.date.available | 2022-01-21T10:59:16Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | A educação pela arte faz-se através dos seus materiais, da sua operação, da transformação das matérias em ideias novas, em novas coisas. No seu sucesso está implicada uma literacia, uma capacidade interpretativa, ou crítica, sobre a semiosfera cada vez mais povoada, saturada de mensagens parasitárias. A educação implica uma leitura do mundo (Paulo Freire), que se projeta na interpretação de todas as camadas de expressão contemporânea, muitas vezes massificada, por vezes ainda identitária e significativa. Fala-se aqui de valorizar a identidade, exercer a pedagogia da diferença através de uma capacidade problematizadora. No seu contexto, podem exercer-se pedagogias que exploram a visão crítica do artista em interação com a escola, o artista em residência, no movimento A/ R/ Tography. Ou também exercer-se uma pedagogia triangular, centrando a arte, o contexto, a produção e a sua leitura como uma metodologia (Ana Mae Barbosa). O contexto contemporâneo é pós digital, os conteúdos não pesam nos suportes, e transmitem-se por “dentes azuis” ou redes com muitos Gs (G de Geração sem peso que sucede ao peso da aceleração gravítica). Neste campo pode delinear-se uma metodologia que alicerça o projeto ancorado nos estudos críticos sobre Cultura Visual (Fernando Hernández). Digamos que as práticas pedagógicas se cruzam em diversas direções, tacteando eficácias, expressões, capacidades, inovação. O contexto é cada vez mais voraz: a pele da cultura gosta de massagens (Kerkhove; McLuhan). A Matéria-Prima de que se fala nesta revista é aquela que devolve ao seu lugar um ponto crítico da pós modernidade: o do significante. Os sintagmas são sempre processos, e neles se formam as subjectividades, ou seja, as identidades: no desenrolar do ser, onde se produz verdadeiramente o sentido, bem junto do aqui-e-agora onde está a Matéria-Prima (Foucault). | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2182-9756 | |
| dc.identifier.issn | 2182-9829 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/50906 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa | pt_PT |
| dc.subject | Arte | pt_PT |
| dc.subject | Estudo e Ensino | pt_PT |
| dc.subject | Periódicos | pt_PT |
| dc.title | Matéria-Prima, vol.3, nº2 (Jul./Dez. 2015) | pt_PT |
| dc.title.alternative | Práticas artísticas no ensino básico e secundário | pt_PT |
| dc.type | other | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
| person.familyName | GOMES DE ARAUJO QUEIROZ | |
| person.familyName | Calado | |
| person.familyName | Oliveira | |
| person.familyName | Ramon | |
| person.familyName | Arriaga | |
| person.familyName | Matalonga Jorge | |
| person.familyName | Dias | |
| person.familyName | herres terraza | |
| person.familyName | González Vida | |
| person.givenName | JOÃO PAULO | |
| person.givenName | Margarida | |
| person.givenName | Elisabete Silva | |
| person.givenName | Ricard | |
| person.givenName | Amaia | |
| person.givenName | Sofia | |
| person.givenName | Andreia | |
| person.givenName | cristiane | |
| person.givenName | María De Los Reyes | |
| person.identifier | 1336747 | |
| person.identifier.ciencia-id | 1419-BC69-1B2D | |
| person.identifier.ciencia-id | 4719-F7DB-9CB1 | |
| person.identifier.ciencia-id | F715-1F19-7A0D | |
| person.identifier.ciencia-id | 6E1A-A235-5AE2 | |
| person.identifier.ciencia-id | 1613-4C27-D8BA | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-4142-7794 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3094-8962 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1009-2589 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3573-4533 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8920-6296 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3586-5365 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5357-7001 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7968-5254 | |
| person.identifier.rid | J-7741-2012 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 49862758100 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | other | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 4a733d10-6c04-4aa9-be38-911be1a423b4 | |
| relation.isAuthorOfPublication | c5405c40-76d3-4075-892e-1845712f6b65 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 3832986f-2b61-406b-a09c-a13ecdaadb53 | |
| relation.isAuthorOfPublication | d0d1e887-37c3-489f-a6ec-ed1de774dc3b | |
| relation.isAuthorOfPublication | 83f8ad9b-760d-4900-a40f-877f5ac6e1d8 | |
| relation.isAuthorOfPublication | d8d7c0d3-74ca-4561-ae3d-4d8a23276885 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 61d5be68-b2dc-4d7b-8cdd-9213778d77a3 | |
| relation.isAuthorOfPublication | bf0e816f-f320-4f05-9ffe-241721aff9b6 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 0ba93f80-33cb-4d4a-b7fe-6b746954ebb4 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 5134829a-d3e4-45e5-8eae-6da4c5043a6f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3832986f-2b61-406b-a09c-a13ecdaadb53 |
