Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DFernandes&AGaspar_EducaciónEditora.pdf441.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O propósito desta investigação era descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários da área de Artes e Humanida- des. Os dados foram recolhidos através de observações e entrevistas aos profes- sores e aos estudantes. O estudo permitiu concluir que as práticas dos docentes pareceram basear-se mais na sua intuição, experiência e conveniência do que em qualquer esquema conceptual/conhecimento pedagógico formal. No entanto, num dos casos, verificou-se existir articulação entre os processos de ensino, ava- liação e aprendizagem, utilizando-se tarefas diversificadas, interação e feedback sistemáticos, práticas de auto e heteroavaliação e uma avaliação essencialmente formativa. No outro caso o professor dominou todo o tempo e espaço pedagógi- cos, num contexto em que o ensino era magistral por natureza e a avaliação ori- entada exclusivamente para a atribuição de classificações. Os estudantes do pri- meiro caso mostraram-se mais interessados, empenhados e satisfeitos com as suas aprendizagens do que os estudantes do segundo.

Description

Keywords

Avaliação em educação Ensino superior Práticas de ensino Práticas de avaliação Práticas curriculares Aprendizagem Avaliação Formativa Avaliação sumativa Auto-Avaliação Heteroavaliação

Pedagogical Context

Citation

Fernandes, D. & Gaspar, A. (2014). Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades. Em P. Mambiela, N. Casado e M.I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el Contexto Universitario Actual (pp. 257-261). Ourense: Educacion Editora.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Educación Editora, Ourense, Espanha

CC License