Publication
Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades
| dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
| dc.contributor.author | Gaspar, Andreia | |
| dc.date.accessioned | 2015-02-12T15:36:49Z | |
| dc.date.available | 2015-02-12T15:36:49Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | O propósito desta investigação era descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários da área de Artes e Humanida- des. Os dados foram recolhidos através de observações e entrevistas aos profes- sores e aos estudantes. O estudo permitiu concluir que as práticas dos docentes pareceram basear-se mais na sua intuição, experiência e conveniência do que em qualquer esquema conceptual/conhecimento pedagógico formal. No entanto, num dos casos, verificou-se existir articulação entre os processos de ensino, ava- liação e aprendizagem, utilizando-se tarefas diversificadas, interação e feedback sistemáticos, práticas de auto e heteroavaliação e uma avaliação essencialmente formativa. No outro caso o professor dominou todo o tempo e espaço pedagógi- cos, num contexto em que o ensino era magistral por natureza e a avaliação ori- entada exclusivamente para a atribuição de classificações. Os estudantes do pri- meiro caso mostraram-se mais interessados, empenhados e satisfeitos com as suas aprendizagens do que os estudantes do segundo. | por |
| dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. | por |
| dc.identifier.citation | Fernandes, D. & Gaspar, A. (2014). Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades. Em P. Mambiela, N. Casado e M.I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el Contexto Universitario Actual (pp. 257-261). Ourense: Educacion Editora. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/16008 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Educación Editora, Ourense, Espanha | por |
| dc.subject | Avaliação em educação | por |
| dc.subject | Ensino superior | por |
| dc.subject | Práticas de ensino | por |
| dc.subject | Práticas de avaliação | por |
| dc.subject | Práticas curriculares | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Avaliação Formativa | por |
| dc.subject | Avaliação sumativa | por |
| dc.subject | Auto-Avaliação | por |
| dc.subject | Heteroavaliação | por |
| dc.title | Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Ourense, Espanha | por |
| oaire.citation.endPage | 261 | por |
| oaire.citation.startPage | 257 | por |
| person.familyName | Fernandes | |
| person.givenName | Domingos | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | bookPart | por |
| relation.isAuthorOfPublication | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 |
