Repository logo
 
Publication

Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.contributor.authorGaspar, Andreia
dc.date.accessioned2015-02-12T15:36:49Z
dc.date.available2015-02-12T15:36:49Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO propósito desta investigação era descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários da área de Artes e Humanida- des. Os dados foram recolhidos através de observações e entrevistas aos profes- sores e aos estudantes. O estudo permitiu concluir que as práticas dos docentes pareceram basear-se mais na sua intuição, experiência e conveniência do que em qualquer esquema conceptual/conhecimento pedagógico formal. No entanto, num dos casos, verificou-se existir articulação entre os processos de ensino, ava- liação e aprendizagem, utilizando-se tarefas diversificadas, interação e feedback sistemáticos, práticas de auto e heteroavaliação e uma avaliação essencialmente formativa. No outro caso o professor dominou todo o tempo e espaço pedagógi- cos, num contexto em que o ensino era magistral por natureza e a avaliação ori- entada exclusivamente para a atribuição de classificações. Os estudantes do pri- meiro caso mostraram-se mais interessados, empenhados e satisfeitos com as suas aprendizagens do que os estudantes do segundo.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.por
dc.identifier.citationFernandes, D. & Gaspar, A. (2014). Ensino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidades. Em P. Mambiela, N. Casado e M.I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el Contexto Universitario Actual (pp. 257-261). Ourense: Educacion Editora.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/16008
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEducación Editora, Ourense, Espanhapor
dc.subjectAvaliação em educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectPráticas de avaliaçãopor
dc.subjectPráticas curricularespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAvaliação Formativapor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectAuto-Avaliaçãopor
dc.subjectHeteroavaliaçãopor
dc.titleEnsino e avaliação nas práticas pedagógicas de dois docentes universitários de artes e humanidadespor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOurense, Espanhapor
oaire.citation.endPage261por
oaire.citation.startPage257por
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DFernandes&AGaspar_EducaciónEditora.pdf
Size:
441.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: