Repository logo
 
Publication

Conduta académica em estudantes de medicina: atitudes, perceções e fatores que influenciam

dc.contributor.authorBarroca, Inês
dc.contributor.authorPereira, Paulo A.
dc.contributor.authorNeto, Isabel
dc.date.accessioned2023-11-02T14:39:53Z
dc.date.available2023-11-02T14:39:53Z
dc.date.issued2018-06
dc.description.abstractIntrodução. Comportamentos académicos desonestos são praticados em todo o mundo, levantando a preocupação crescente com a falta de competências dos estudantes no seu futuro profissional. Objetivos. Avaliar a conduta académica dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde; analisar a perceção dos estudantes quanto à prática de comportamentos desonestos. Materiais e métodos. Foi aplicado um questionário aos estudantes do 1º ao 6º anos, traduzido e adaptado a partir de estudos anteriores, para avaliar quer a prática de comportamentos desonestos, quer a perceção sobre a gravidade desses comportamentos. Foi realizada análise estatística (estatística descritiva, teste t de Student, ANOVA e correlação de Pearson), tendo sido considerados significativos os valores de p < 0,05. Resultados. 580 estudantes completaram o questionário (68,3% da população). Os estudantes afirmam praticar comportamentos académicos desonestos com pouca frequência, com um valor médio inferior a 3 (algumas vezes). Os estudantes que praticam mais atitudes desonestas são do sexo masculino, frequentam um ano curricular mais avançado, têm menor média de curso e frequentam atividades extracurriculares (p < 0,05). As condutas que os estudantes consideram como mais graves são as que menos praticam (correlação muito forte negativa de –0,96). Conclusão. Apesar da prevalência de comportamentos desonestos que os estudantes declaram praticar ser muito baixa, é necessário consciencializar os estudantes para as suas consequências durante o curso e na sua futura atividade profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarroca, Inês, Pereira, Paulo A, & Neto, Isabel. (2018). Conduta académica em estudantes de medicina: atitudes, perceções e fatores que influenciam. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 21(3), 159-163. https://dx.doi.org/10.33588/fem.213.952pt_PT
dc.identifier.doi10.33588/fem.213.952pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/29277
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectConduta Académica; Desonestidade; Educação médica; Estudantes de Medicina; Ética.pt_PT
dc.titleConduta académica em estudantes de medicina: atitudes, perceções e fatores que influenciampt_PT
dc.title.alternativeAcademic behavior of medical students: attitudes, perceptions and contributing factorspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage159pt_PT
oaire.citation.titleRevista de la Fundación Educación Médicapt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conduta académica em estudantes de medicina.pdf
Size:
193.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: