Repository logo
 
Publication

Arte média e públicos: comunicação e cultura na sociedade contemporânea

dc.contributor.advisorMartins, Manuel Frias,1949-
dc.contributor.authorGuedes, Marta Dias Ferreira de Mendonça
dc.date.accessioned2010-11-17T12:35:25Z
dc.date.available2010-11-17T12:35:25Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado, Ciências da Cultura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010por
dc.description.abstractEste relatório decorre da experiência de estágio no Centro Cultural de Belém e pretendemos, em primeiro lugar, apresentar os desafios que nos foram propostos ao longo deste estágio, realizado numa das maiores instituições culturais do país. Apresentadas a missão e a estrutura do Departamento de Comunicação e Relações Públicas, são descritos detalhadamente as funções e os objectivos que nos foram propostos nesse espaço de trabalho. A partir da apresentação destes dados, acentuámos a pertinência do estudo dos média e das estratégias de marketing e publicidade desenvolvidas para a captação dos públicos, de modo a podermos reflectir mais profundamente sobre os conceitos e temáticas aprendidos ao longo do período de estágio. Para além dos média que constituem a esfera dos emissores culturais, pensamos ainda os conceitos inerentes ao público, isso é, a massa de receptores das mensagens produzidas pelo processo criativo da comunicação. Deste modo abordamos temas tão complexos e abstractos quanto os de experiência estética, autonomia e função social das artes, sociedade de consumo, captação e criação de públicos, terminando por fim com a reflexão que, no fundo, atravessa todo o relatório e que indicia a interdependência estabelecida em torno dos conceitos de Comunicação e Cultura na sociedade contemporânea.por
dc.description.abstractThe present report results from the the training experience at the Belém Cultural Centre, and it’s primary goal is to showcase the challenges presented throughout the placement in one of the country’s top cultural institutions. After a description of the mission and structure of the Department of Communication and Public Relations there is a detailed account of the task and targets I was given. Following on from these aspects, we focus on the importance of the study of the media, as well as marketing and advertising campaigns created to reach audiences, so as to reflect more extensively on the concepts and themes studied during the training period. Besides the media as a means of communicating culture, it was necessary to examine the concepts related to the public itself, that is, those for whom the messages that result from the process of creative communication are intended. In this way, a variety of complex and abstract topics are studied, such as the aesthetic experience, the autonomy and social function of the arts, the consumer society, procuring and creating audiences, culminating in a reflection that encompasses the whole report and points to the interdependence of concepts such as Communication and Culture in contemporary.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/1971
dc.language.isoporpor
dc.subjectPortugal. Centro Cultural de Belémpor
dc.subjectSociologia da culturapor
dc.subjectArtes - séc.20por
dc.subjectMarketing da culturapor
dc.subjectPúblicospor
dc.subjectMeios de comunicação socialpor
dc.subjectCultura de massaspor
dc.subjectEstética da recepçãopor
dc.subjectRelatório de estágio de mestrado - 2010por
dc.titleArte média e públicos: comunicação e cultura na sociedade contemporâneapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 21
No Thumbnail Available
Name:
ulfl072329_tm_anexo8_rtp_makingof_dias_musica.pdf
Size:
28.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 8 RTP-making of-dias da musica
No Thumbnail Available
Name:
ulfl072329_tm_anexo7_dm09_acreditacoes.pdf
Size:
92.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 7 DM09 - Acreditações
No Thumbnail Available
Name:
ulfl072329_tm_anexo7_carta_dias_musica_09.pdf
Size:
29.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Herança de Bach Carta Dias da Música 09
No Thumbnail Available
Name:
ulfl072329_tm_anexo7_dm09_plano__comunicacao.pdf
Size:
29.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 7 DM09 - Plano de Comunicação
No Thumbnail Available
Name:
ulfl072329_tm_anexo7_dm09_programacao.pdf
Size:
99.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 7 DM09 - Programação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.21 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: