dc.contributor.author | Queiroz, João | |
dc.contributor.author | Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte | |
dc.contributor.author | Oliveira, Elisabete Silva | |
dc.contributor.author | Montoya Hortelano, Josep | |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:41:56Z | |
dc.date.available | 2022-01-26T12:41:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Mais Matéria-Prima. O segundo número desta revista procura confirmar um local de disseminação das práticas do ensino das artes na sala de aula. Instância de partilha, onde o educador regista e pode documentar as suas intervenções pedagógicas. Também, e sobretudo, um lugar de descoberta: cada professor confronta as suas práticas e interpretações curriculares com as dos seus pares, quer do seu país, quer de outros contextos. A Matéria-Prima é ainda um campo recetor da investigação: artigos por pesquisadores, autores de programas, professores universitários, e responsáveis por programas formação de professores, ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. E é um lugar de desafio e estímulo aos novos professores em formação: podem ensaiar e propor artigos descrevendo as suas práticas no terreno lectivo, que apresentam sempre a frescura das novas gerações em transição. A revista apresenta, na abertura, o habitual Dossier Editorial, com três artigos dos autores internacionais convidados Consuelo Schlichta (Brasil), Elisabete Oliveira (Portugal) e Josep Montoya (Espanha). A secção de artigos originais a concurso reúne depois 32 artigos selecionados em arbitragem cega. Após confrontar os artigos aqui presentes é possível detectar neles uma textura global, em torno de alguns temas fundamentais: — Recursos e inovação pedagógica: abordagens criativas, — Pós modernidade e cidadania: entre a identidade e a globalização, — Supervisão pedagógica: experiências do formador e do formando. Nesta revista estuda-se a Matéria-Prima. Mostra-se a novidade dentro da aula. A inovação pedagógica é o maior desafio. As possibilidades são quase infinitas, porque falamos de ensino das artes. Talvez nenhuma outra disciplina permita o exercício de criatividade e de cidadania a um nível tão abrangente e diversificado como o que o Ensino Artístico permite. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-9756 | |
dc.identifier.issn | 2182-9829 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/50991 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_PT |
dc.subject | Periódicos | pt_PT |
dc.title | Matéria-Prima, vol.1, nº2 (Jul./Dez. 2013) | pt_PT |
dc.title.alternative | Práticas artísticas no ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | GOMES DE ARAUJO QUEIROZ | |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | JOÃO PAULO | |
person.givenName | Elisabete Silva | |
person.identifier.ciencia-id | 1419-BC69-1B2D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4142-7794 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4a733d10-6c04-4aa9-be38-911be1a423b4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3832986f-2b61-406b-a09c-a13ecdaadb53 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3832986f-2b61-406b-a09c-a13ecdaadb53 |