Repository logo
 
Publication

Motivações de procura de informação em blogs e impacto na intenção de compra e intenção de passa-a-palavra

dc.contributor.advisorBrochado, Fernando Oliveira
dc.contributor.authorFernandes, Ana Marta Andrade Simão Campos
dc.date.accessioned2015-08-24T13:03:19Z
dc.date.available2015-08-24T13:03:19Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionMestrado em Marketingpor
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos o número de blogs tem aumentado exponencialmente. Através destas plataformas, os consumidores podem partilhar opiniões, experiências e trocarem informação sobre produtos e serviços. O objetivo desta investigação foi estudar quais as motivações, utilitárias ou hedónicas, que influenciam os consumidores na procura de informação sobre produtos e serviços em blogs. O estudo pretendeu também analisar o impacto da procura de informação em blogs na intenção de compra e na intenção de passa-a-palavra. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo quantitativo de carácter descritivo, com base nos modelos desenvolvidos em investigações anteriores. Neste sentido, foi concretizado um inquérito por questionário online como forma de recolha de dados, sendo a amostra composta por 284 seguidores de blogs. A análise dos dados permitiu verificar a existência de correlações positivas e estatisticamente significativas entre todas as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que existem fatores que contribuem para a explicação da motivação utilitária (conveniência e disponibilidade de informação) e da motivação hedónica (tendência e aventura) de procura de informação acerca de produtos e serviços em blogs. Concluiu-se que tanto a motivação utilitária como a motivação hedónica têm um impacto positivo na procura de informação em blogs, sendo que a motivação utilitária apresenta uma maior relevância. Finalmente, verificou-se a existência de uma influência positiva entre a procura de informação em blogs e a intenção de compra e intenção de passa-a-palavra.por
dc.description.abstractOver the past few years the number of blogs has increased exponentially. Through these platforms, consumers can share opinions, experiences and exchange information on products and services. The purpose of this research was to study which of the motivations, utilitarian or hedonic, influence consumer search for information about products and services on blogs. The study also intended to analyse the impact of search for information on blogs in purchase intention and word-of-mouth intention. To accomplish this, a quantitative study of a descriptive nature was conducted, based on models developed in previous investigations. Therefore, an online survey was conducted as a means of data collection, with a sample of 284 blog followers. The data analysis demonstrated that there were positive and statistically significant correlations between all the variables. The results indicated that there are factors that contribute to the explanation of the utilitarian motivation (convenience and availability of information) and hedonic motivation (trend and adventure) to search information about products and services on blogs. It was concluded that both the utilitarian motivation as well as the hedonic motivation had a positive impact on search for information on blogs, with the utilitarian motivation having a greater relevance. Finally, it was shown that there is a positive influence between the search for information on blogs and purchase intention and word-of-mouth intention.por
dc.identifier.citationFernandes, Ana Marta Andrade Simão Campos (2015). "Motivações de procura de informação em blogs e impacto na intenção de compra e intenção de passa-a-palavra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/9114
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectMotivação Utilitáriapor
dc.subjectMotivação Hedónicapor
dc.subjectProcura de Informaçãopor
dc.subjectIntenção de Comprapor
dc.subjectIntenção de Passa-a-Palavrapor
dc.subjectUtilitarian Motivationpor
dc.subjectHedonic Motivationpor
dc.subjectSearch for informationpor
dc.subjectPurchase Intentionpor
dc.subjectWord-of-Mouth Intentionpor
dc.titleMotivações de procura de informação em blogs e impacto na intenção de compra e intenção de passa-a-palavrapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-AMASCF-2015.pdf
Size:
717.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: