dc.contributor.author | Silva, Carlos Manique Da | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T08:36:03Z | |
dc.date.available | 2019-05-20T08:36:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente capítulo debruça-se sobre o estudo de caso Escola da Ponte e, particularmente, sobre o projeto “Fazer a Ponte”. Iniciado em meados da década de 1970, em sincronia com a construção de escolas de área aberta em Portugal, na tentativa de se introduzir uma conceção inovadora da organização do espaço escolar, a Escola da Ponte constitui um dos raros exemplos que permaneceram fiéis à sua essência. Uma essência que assenta na autonomia e na responsabilidade, que apagou o ensino de “classe” e abriu as salas ao mundo e à criatividade (e aos visitantes que as queiram conhecer). Assim, o primeiro ponto deste capítulo procura traçar uma breve resenha sobre o processo que conduziu à Escola da Ponte tal qual a conhecemos hoje, partindo de 1932, ano em que foi terminada a construção do edifício onde funcionou durante décadas, demorando-nos, evidentemente, no momento e nas pessoas que marcaram o início deste projeto inovador, em meados da década de 1970, desenhando o caminho percorrido até 2018. O ponto dois assenta na natureza do projeto pedagógico da Escola da Ponte, ancorado na rutura com a organização em “classes homogéneas”, atendendo às especificidades de cada aluno, sempre numa relação de grande proximidade com o meio e os contextos de origem de cada interveniente da comunidade educativa. A postura intransigente em relação à defesa dos direitos humanos (todos têm o direito a aprender, numa lógica de participação cívica autónoma e democrática) assenta na real liberdade de professores e alunos na construção de um currículo flexível, em estreita relação com o meio em que a Escola se insere, promovendo o exercício de um projeto pedagógico inovador e consciente. Na secção seguinte debatemos a importância da configuração do espaço físico em área aberta para a prossecução deste projeto pedagógico. Por outras palavras, procuramos discutir o real impacto que a organização espacial pode ter no sucesso ou no fracasso do desenvolvimento de projetos que saem da lógica dominante, numa dialética que tem em linha de conta o papel desempenhado pela equipa pedagógica que, evidentemente, assumiu uma rutura com o modelo “tradicional” de profissionalismo docente. Ao fechar este capítulo, lançaremos olhares às impressões deixadas por quem vê a Escola da Ponte de “fora”. As centenas de visitantes que se interessam por observar este projeto em funcionamento, mais do que o edifício em si, deixam uma marca de admiração por este lugar de aprendizagem de todos e para todos, que constitui a sua própria “imagem de marca”. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, C. M., & Ribeiro, C. (2019). Escola da Ponte: Um projeto pedagógico de referência. In J. Pintassilgo, & L. A. M. Alves (Coords.), Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX (pp. 483-507). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/38276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Escola da Ponte | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Escolas de área aberta | pt_PT |
dc.title | Escola da Ponte: um projeto pedagógico de referência | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 507 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 483 | pt_PT |
oaire.citation.title | Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX | pt_PT |
person.familyName | Manique da Silva | |
person.familyName | Ribeiro | |
person.givenName | Carlos | |
person.givenName | Cláudia | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-1BA1-883C | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4210-0723 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1973-4170 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55903821000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ba4b2cc7-b4fe-46d2-90cd-279683ec87df | |
relation.isAuthorOfPublication | 7818ecb8-9ca4-4fb6-8881-1964a9c2648c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7818ecb8-9ca4-4fb6-8881-1964a9c2648c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Escola da Ponte_ um projeto pedagógico de referência.pdf
- Size:
- 1.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: