Repository logo
 
Publication

Escola da Ponte: um projeto pedagógico de referência

dc.contributor.authorSilva, Carlos Manique Da
dc.contributor.authorRibeiro, Cláudia
dc.date.accessioned2019-05-20T08:36:03Z
dc.date.available2019-05-20T08:36:03Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente capítulo debruça-se sobre o estudo de caso Escola da Ponte e, particularmente, sobre o projeto “Fazer a Ponte”. Iniciado em meados da década de 1970, em sincronia com a construção de escolas de área aberta em Portugal, na tentativa de se introduzir uma conceção inovadora da organização do espaço escolar, a Escola da Ponte constitui um dos raros exemplos que permaneceram fiéis à sua essência. Uma essência que assenta na autonomia e na responsabilidade, que apagou o ensino de “classe” e abriu as salas ao mundo e à criatividade (e aos visitantes que as queiram conhecer). Assim, o primeiro ponto deste capítulo procura traçar uma breve resenha sobre o processo que conduziu à Escola da Ponte tal qual a conhecemos hoje, partindo de 1932, ano em que foi terminada a construção do edifício onde funcionou durante décadas, demorando-nos, evidentemente, no momento e nas pessoas que marcaram o início deste projeto inovador, em meados da década de 1970, desenhando o caminho percorrido até 2018. O ponto dois assenta na natureza do projeto pedagógico da Escola da Ponte, ancorado na rutura com a organização em “classes homogéneas”, atendendo às especificidades de cada aluno, sempre numa relação de grande proximidade com o meio e os contextos de origem de cada interveniente da comunidade educativa. A postura intransigente em relação à defesa dos direitos humanos (todos têm o direito a aprender, numa lógica de participação cívica autónoma e democrática) assenta na real liberdade de professores e alunos na construção de um currículo flexível, em estreita relação com o meio em que a Escola se insere, promovendo o exercício de um projeto pedagógico inovador e consciente. Na secção seguinte debatemos a importância da configuração do espaço físico em área aberta para a prossecução deste projeto pedagógico. Por outras palavras, procuramos discutir o real impacto que a organização espacial pode ter no sucesso ou no fracasso do desenvolvimento de projetos que saem da lógica dominante, numa dialética que tem em linha de conta o papel desempenhado pela equipa pedagógica que, evidentemente, assumiu uma rutura com o modelo “tradicional” de profissionalismo docente. Ao fechar este capítulo, lançaremos olhares às impressões deixadas por quem vê a Escola da Ponte de “fora”. As centenas de visitantes que se interessam por observar este projeto em funcionamento, mais do que o edifício em si, deixam uma marca de admiração por este lugar de aprendizagem de todos e para todos, que constitui a sua própria “imagem de marca”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, C. M., & Ribeiro, C. (2019). Escola da Ponte: Um projeto pedagógico de referência. In J. Pintassilgo, & L. A. M. Alves (Coords.), Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX (pp. 483-507). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/38276
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectEscola da Pontept_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEscolas de área abertapt_PT
dc.titleEscola da Ponte: um projeto pedagógico de referênciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage507pt_PT
oaire.citation.startPage483pt_PT
oaire.citation.titleRoteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XXpt_PT
person.familyNameManique da Silva
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCarlos
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-id5010-1BA1-883C
person.identifier.orcid0000-0003-4210-0723
person.identifier.orcid0000-0003-1973-4170
person.identifier.scopus-author-id55903821000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationba4b2cc7-b4fe-46d2-90cd-279683ec87df
relation.isAuthorOfPublication7818ecb8-9ca4-4fb6-8881-1964a9c2648c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7818ecb8-9ca4-4fb6-8881-1964a9c2648c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Escola da Ponte_ um projeto pedagógico de referência.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: