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Escola da Ponte: um projeto pedagógico de referência

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O presente capítulo debruça-se sobre o estudo de caso Escola da Ponte e, particularmente, sobre o projeto “Fazer a Ponte”. Iniciado em meados da década de 1970, em sincronia com a construção de escolas de área aberta em Portugal, na tentativa de se introduzir uma conceção inovadora da organização do espaço escolar, a Escola da Ponte constitui um dos raros exemplos que permaneceram fiéis à sua essência. Uma essência que assenta na autonomia e na responsabilidade, que apagou o ensino de “classe” e abriu as salas ao mundo e à criatividade (e aos visitantes que as queiram conhecer). Assim, o primeiro ponto deste capítulo procura traçar uma breve resenha sobre o processo que conduziu à Escola da Ponte tal qual a conhecemos hoje, partindo de 1932, ano em que foi terminada a construção do edifício onde funcionou durante décadas, demorando-nos, evidentemente, no momento e nas pessoas que marcaram o início deste projeto inovador, em meados da década de 1970, desenhando o caminho percorrido até 2018. O ponto dois assenta na natureza do projeto pedagógico da Escola da Ponte, ancorado na rutura com a organização em “classes homogéneas”, atendendo às especificidades de cada aluno, sempre numa relação de grande proximidade com o meio e os contextos de origem de cada interveniente da comunidade educativa. A postura intransigente em relação à defesa dos direitos humanos (todos têm o direito a aprender, numa lógica de participação cívica autónoma e democrática) assenta na real liberdade de professores e alunos na construção de um currículo flexível, em estreita relação com o meio em que a Escola se insere, promovendo o exercício de um projeto pedagógico inovador e consciente. Na secção seguinte debatemos a importância da configuração do espaço físico em área aberta para a prossecução deste projeto pedagógico. Por outras palavras, procuramos discutir o real impacto que a organização espacial pode ter no sucesso ou no fracasso do desenvolvimento de projetos que saem da lógica dominante, numa dialética que tem em linha de conta o papel desempenhado pela equipa pedagógica que, evidentemente, assumiu uma rutura com o modelo “tradicional” de profissionalismo docente. Ao fechar este capítulo, lançaremos olhares às impressões deixadas por quem vê a Escola da Ponte de “fora”. As centenas de visitantes que se interessam por observar este projeto em funcionamento, mais do que o edifício em si, deixam uma marca de admiração por este lugar de aprendizagem de todos e para todos, que constitui a sua própria “imagem de marca”.

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Keywords

Escola da Ponte Inovação pedagógica Escolas de área aberta

Pedagogical Context

Citation

Silva, C. M., & Ribeiro, C. (2019). Escola da Ponte: Um projeto pedagógico de referência. In J. Pintassilgo, & L. A. M. Alves (Coords.), Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX (pp. 483-507). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

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Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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