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Complexidade sintática em PDL e PEA

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Abstract(s)

Este estudo tem como principal objetivo apurar como as crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) lidam com diferentes fatores de complexidade sintática. A subordinação tem sido apontada como uma medida de complexidade, especialmente através da análise de dados de produção espontânea. Têm sido amplamente discutidos os efeitos da complexidade sintática em crianças com PDL (Hamann & Tuller, 2015). Porém, pouco se sabe sobre o desempenho de crianças com PEA em tarefas que envolvem a interação de diferentes fatores, nomeadamente movimento e efeitos de intervenção criados pelo movimento de um DP que cruza outro com o qual partilha traços. Neste estudo, foram incluídas 11 crianças com PDL(+QIn) e 11 com PEA(+PL), servindo para comparação os resultados de um grupo de crianças DT da mesma idade e de três grupos de crianças mais novas. Os principais resultados da tarefa de produção semiestruturada e das tarefas experimentais sugerem que as crianças dos grupos clínicos: 1) evitam a subordinação, recorrendo a enunciados mais simples - quando a evitação não é contextualmente possível, as taxas de agramaticalidade são expressivas, reforçando a ideia de dificuldades persistentes; (2) exibem dificuldades prolongadas associadas a efeitos de intervenção - nas relativas e interrogativas--wh de objeto observam-se taxas de acerto mais baixas quando comparadas com relativas e interrogativas de sujeito; 3) têm dificuldades na compreensão de estruturas de controlo de sujeito com o verbo prometer, evidenciando dificuldades prolongadas nestas estruturas que podem ser consideradas como marcadores clínicos de comprometimento linguístico também em crianças com PDL, tal como Janke & Perovic (2015) defendem para indivíduos com PEA; 4) apresentam distintos padrões de desempenho, reforçando a hipótese (descrita por Riches et al., (2010)) de afeções de natureza distinta; 5) evidenciam uma performance não independente da tarefa (na compreensão de relativas) (embora o fator realmente determinante seja a tipologia da estrutura testada).
The present study aims at comparing the results obtained by individuals diagnosed with Developmental Language Disorder (DLD), as well as with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the production and comprehension of structures involving subordination, movement or both. The production of subordinate clauses has been pointed out as a relevant measure of increased complexity, especially when we consider spontaneous speech. The idea that abilities supporting syntactic complexity in linguistic production are impaired in DLD children has been largely discussed. However, less is known about the performance of ASD children in tasks involving the interaction of different factors of complexity, namely movement and intervention effects created by A’-moving a DP across other DP with similar features. In this study, we tested 11 children with DLD (+nIQ) and 11 with ASD (+LI). The results were compared with the results of a group of TD children within the same age range and 3 groups of younger children. The main results of the semi- -structured production task and the experimental tasks suggest that children in the clinical groups: 1) avoid subordination preferring the production of simple sentences - when avoidance is not contextually possible, the rates of ungrammaticality are noteworthy, reinforcing the idea of persistent difficulties; 2) exhibit prolonged difficulties associated to intervention effects, resulting in lower accuracy rates on object relatives and wh-questions compared to subject relatives and wh-questions; 3) show prolonged difficulties in the comprehension of subject control structures involving promise - the results confirm persistent difficulties, supporting the idea that subject control can be considered a clinical marker of language impairment also in children with DLD, as Janke & Perovic (2015) described for ASD; 4) exhibit different patterns of performance, reinforcing the idea (described in Riches et al., (2010)) of a different nature of linguistic impairment in DLD vs. ASD; 5) reveal a performance which is not task-independent (regarding relatives comprehension) (although the determining factor is the typology of the structure tested).

Description

Keywords

Aquisição da linguagem Sintaxe Subordinação (Linguística) Distúrbios do desenvolvimento da linguagem Distúrbios do espectro do autismo - Na criança Teses de doutoramento - 2022

Pedagogical Context

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