Repository logo
 
Publication

Complexidade sintática em PDL e PEA

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Ana Lúcia da Silva Dias Gonçalves dos
dc.contributor.advisorDuarte, Maria Inês Pedrosa da Silva
dc.contributor.authorMartins, Fátima Alexandrina Mendes
dc.date.accessioned2023-01-18T17:15:12Z
dc.date.available2023-01-18T17:15:12Z
dc.date.issued2022-11-18
dc.date.submitted2022-06-08
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo apurar como as crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) lidam com diferentes fatores de complexidade sintática. A subordinação tem sido apontada como uma medida de complexidade, especialmente através da análise de dados de produção espontânea. Têm sido amplamente discutidos os efeitos da complexidade sintática em crianças com PDL (Hamann & Tuller, 2015). Porém, pouco se sabe sobre o desempenho de crianças com PEA em tarefas que envolvem a interação de diferentes fatores, nomeadamente movimento e efeitos de intervenção criados pelo movimento de um DP que cruza outro com o qual partilha traços. Neste estudo, foram incluídas 11 crianças com PDL(+QIn) e 11 com PEA(+PL), servindo para comparação os resultados de um grupo de crianças DT da mesma idade e de três grupos de crianças mais novas. Os principais resultados da tarefa de produção semiestruturada e das tarefas experimentais sugerem que as crianças dos grupos clínicos: 1) evitam a subordinação, recorrendo a enunciados mais simples - quando a evitação não é contextualmente possível, as taxas de agramaticalidade são expressivas, reforçando a ideia de dificuldades persistentes; (2) exibem dificuldades prolongadas associadas a efeitos de intervenção - nas relativas e interrogativas--wh de objeto observam-se taxas de acerto mais baixas quando comparadas com relativas e interrogativas de sujeito; 3) têm dificuldades na compreensão de estruturas de controlo de sujeito com o verbo prometer, evidenciando dificuldades prolongadas nestas estruturas que podem ser consideradas como marcadores clínicos de comprometimento linguístico também em crianças com PDL, tal como Janke & Perovic (2015) defendem para indivíduos com PEA; 4) apresentam distintos padrões de desempenho, reforçando a hipótese (descrita por Riches et al., (2010)) de afeções de natureza distinta; 5) evidenciam uma performance não independente da tarefa (na compreensão de relativas) (embora o fator realmente determinante seja a tipologia da estrutura testada).pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims at comparing the results obtained by individuals diagnosed with Developmental Language Disorder (DLD), as well as with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the production and comprehension of structures involving subordination, movement or both. The production of subordinate clauses has been pointed out as a relevant measure of increased complexity, especially when we consider spontaneous speech. The idea that abilities supporting syntactic complexity in linguistic production are impaired in DLD children has been largely discussed. However, less is known about the performance of ASD children in tasks involving the interaction of different factors of complexity, namely movement and intervention effects created by A’-moving a DP across other DP with similar features. In this study, we tested 11 children with DLD (+nIQ) and 11 with ASD (+LI). The results were compared with the results of a group of TD children within the same age range and 3 groups of younger children. The main results of the semi- -structured production task and the experimental tasks suggest that children in the clinical groups: 1) avoid subordination preferring the production of simple sentences - when avoidance is not contextually possible, the rates of ungrammaticality are noteworthy, reinforcing the idea of persistent difficulties; 2) exhibit prolonged difficulties associated to intervention effects, resulting in lower accuracy rates on object relatives and wh-questions compared to subject relatives and wh-questions; 3) show prolonged difficulties in the comprehension of subject control structures involving promise - the results confirm persistent difficulties, supporting the idea that subject control can be considered a clinical marker of language impairment also in children with DLD, as Janke & Perovic (2015) described for ASD; 4) exhibit different patterns of performance, reinforcing the idea (described in Riches et al., (2010)) of a different nature of linguistic impairment in DLD vs. ASD; 5) reveal a performance which is not task-independent (regarding relatives comprehension) (although the determining factor is the typology of the structure tested).pt_PT
dc.identifier.tid101713720pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/55934
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationAQUISIÇÃO DAS PERIFERIAS ESQUERDA E DIREITA DA FRASE EM PORTUGUÊS EUROPEU
dc.subjectAquisição da linguagem
dc.subjectSintaxe
dc.subjectSubordinação (Linguística)
dc.subjectDistúrbios do desenvolvimento da linguagem
dc.subjectDistúrbios do espectro do autismo - Na criança
dc.subjectTeses de doutoramento - 2022
dc.titleComplexidade sintática em PDL e PEApt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleAQUISIÇÃO DAS PERIFERIAS ESQUERDA E DIREITA DA FRASE EM PORTUGUÊS EUROPEU
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F80331%2F2011/PT
oaire.fundingStreamOE
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isProjectOfPublicationbf81b006-c0a2-4f5a-9c0f-3d7fb95e7a4b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverybf81b006-c0a2-4f5a-9c0f-3d7fb95e7a4b
thesis.degree.nameDoutoramento em Linguísticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ulflfammartins_td.pdf
Size:
4.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: