Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.

Description

Keywords

Educação Comparada História da Educação em Portugal

Pedagogical Context

Citation

Ó, J. R., & Carvalho, L. M. (2009). Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno: 1880-1960: Estudos comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa & Ui&dCE.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Educa & Ui&dCE

CC License