Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_Concentração_Escolar.pdf482.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas.

Description

Keywords

Pinhal Interior Sul Escola rural Carta educativa Centro escolar

Pedagogical Context

Citation

Silva, Carlos Manique da (2022). Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, 17, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Estadual de Ponta Grossa

CC License

Altmetrics