Publication
Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário
| dc.contributor.author | Melo, M Benedita Portugal E | |
| dc.date.accessioned | 2012-12-06T16:22:28Z | |
| dc.date.available | 2012-12-06T16:22:28Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description.abstract | Tendo como objectivo explorar a contradição patente entre os argumentos dos defensores dos rankings escolares e os que subsistem na comunidade científica a propósito do “efeito de escola” analisa-se, neste artigo, o modo como o jornal Público, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, construiu e impôs uma determinada visão do sistema de ensino público português ao tematizar as questões referentes à avaliação escolar. Confrontam-se ainda estas perspectivas com as opiniões dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. Através dos dados obtidos a um inquérito por questionário aplicado a docentes que leccionam em seis estabelecimentos que se situam em distintas regiões do País, representativas das desigualdades demográficas, sociais, económicas, geográficas e escolares nacionais, identificam-se os factores que os professores consideram ser mais importantes para explicar os resultados escolares dos estudantes. Para além disso, procura-se verificar se os contextos locais e organizacionais em que os docentes exercem a sua profissão tendem a interferir nas suas opiniões, isto é, se se observa um “efeito de estabelecimento de ensino” nas representações que constroem a respeito dos factores que interferem no (in)sucesso escolar dos alunos. | por |
| dc.identifier.citation | Melo, M. B. P. (2010). Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário. Sociologia, 20. 291-305. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/7366 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Rankings escolares | por |
| dc.subject | “Efeito de escola” | por |
| dc.subject | Jornal Público | por |
| dc.subject | Professores do ensino secundário | por |
| dc.title | Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 305 | por |
| oaire.citation.startPage | 291 | por |
| oaire.citation.title | Sociologia | por |
| person.familyName | Portugal e Melo | |
| person.givenName | Maria Benedita | |
| person.identifier.ciencia-id | F21A-9A30-3B04 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1981-5931 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | a3606a43-75d9-4a03-b9a2-d68311944048 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a3606a43-75d9-4a03-b9a2-d68311944048 |
