Repository logo
 
Publication

Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário

dc.contributor.authorMelo, M Benedita Portugal E
dc.date.accessioned2012-12-06T16:22:28Z
dc.date.available2012-12-06T16:22:28Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractTendo como objectivo explorar a contradição patente entre os argumentos dos defensores dos rankings escolares e os que subsistem na comunidade científica a propósito do “efeito de escola” analisa-se, neste artigo, o modo como o jornal Público, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, construiu e impôs uma determinada visão do sistema de ensino público português ao tematizar as questões referentes à avaliação escolar. Confrontam-se ainda estas perspectivas com as opiniões dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. Através dos dados obtidos a um inquérito por questionário aplicado a docentes que leccionam em seis estabelecimentos que se situam em distintas regiões do País, representativas das desigualdades demográficas, sociais, económicas, geográficas e escolares nacionais, identificam-se os factores que os professores consideram ser mais importantes para explicar os resultados escolares dos estudantes. Para além disso, procura-se verificar se os contextos locais e organizacionais em que os docentes exercem a sua profissão tendem a interferir nas suas opiniões, isto é, se se observa um “efeito de estabelecimento de ensino” nas representações que constroem a respeito dos factores que interferem no (in)sucesso escolar dos alunos.por
dc.identifier.citationMelo, M. B. P. (2010). Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário. Sociologia, 20. 291-305.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/7366
dc.language.isoporpor
dc.subjectRankings escolarespor
dc.subject“Efeito de escola”por
dc.subjectJornal Públicopor
dc.subjectProfessores do ensino secundáriopor
dc.titleTraços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundáriopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage305por
oaire.citation.startPage291por
oaire.citation.titleSociologiapor
person.familyNamePortugal e Melo
person.givenNameMaria Benedita
person.identifier.ciencia-idF21A-9A30-3B04
person.identifier.orcid0000-0003-1981-5931
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationa3606a43-75d9-4a03-b9a2-d68311944048
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya3606a43-75d9-4a03-b9a2-d68311944048

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Traços da retórica.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: