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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem
de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e
outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes
(CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio
de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas
Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os
alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo,
sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de
ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a
frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à
aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua
cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas,
quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes
lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança
expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas
do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra
também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com
lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como
uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de
(re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura
Portuguesas.
Description
Keywords
Português língua de herança Português língua não materna Lusodescendentes Venezuela e África do Sul Madeira
Pedagogical Context
Citation
Camacho, I., & Nunes, N. N., 2019, “Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino-aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira”, Revista Diacrítica, 32(2), 179-210