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Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados

dc.contributor.advisorCatroga, Eduardo
dc.contributor.authorBaptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
dc.date.accessioned2022-06-29T09:21:01Z
dc.date.available2022-06-29T09:21:01Z
dc.date.issued2005-03
dc.descriptionMestrado em Gestão/MBApt_PT
dc.description.abstractNa indústria de leite e derivados as empresas eram em geral de pequena ou média dimensão, produziam produtos diversificados e pouco diferenciados. A entrada das multinacionais, no mercado português de leite e derivados, com as suas marcas bem conhecidas a nível internacional, expôs o consumidor nacional a um vasto leque de produtos e colocou desafios e dificuldades às empresas nacionais que operam no sector. Neste contexto ganha pertinência o estudo do posicionamento estratégico, que, por si só, se considera um dos principais aspectos a não descurar pelas empresas que pretendam formular e implementar uma estratégia bem sucedida. O presente trabalho estuda o posicionamento estratégico das empresas que operam no mercado português de leite e derivados, conclui que as empresas multinacionais possuem vantagens competitivas sobre as empresas nacionais relativamente às estratégias de negócios, políticas de marketing e satisfação dos clientes, contribuindo com algumas recomendações estratégicas alternativas para futuramente as empresas nacionais competirem com as multinacionais. No estudo do posicionamento conciliam-se as correntes teóricas de estratégia de Visão Baseada nos Recursos e Visão Baseada no Mercado, aplicando as tipologias de posicionamento valor/preço e de posicionamento estratégico.pt_PT
dc.description.abstractIn the milk and derived products industry the small and medium sized companies in general, produce diversified and low differentiated products. The entry of multinational companies with their well-known brands on an intemational scale, in the Portuguese market of milk and derived products, exposed the national consumer to a vast amount of products and placed new challenges and difficulties on the national companies that operated in the sector. In this context the study of strategic positioning gains significance, representing one of the principal aspects that should not be overlooked by companies that intend to formulate a successful strategy. The current study analyses the strategic positioning of companies that work in the Portuguese milk and derived products market, concluding that multinational companies possess competitive advantages over national companies regarding business strategies, marketing policies and customer satisfaction. The study also contributes with some alternative strategic recommendations in order for national companies to compete with multinational companies in the future. In the study of positioning, the theories of strategy vision founded on Resource-Based View and Market-Based View are harmonized applying the typology positioning value/price and strategic positioning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBaptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais (2005). “Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/24717
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectIndústria de Leite e Derivadospt_PT
dc.subjectPosicionamento Estratégicopt_PT
dc.subjectVisão da Empresa Baseada no Mercadopt_PT
dc.subjectVisão da Empresa Baseada nos Recursospt_PT
dc.subjectModelo de Posicionamento Estratégicopt_PT
dc.subjectModelo de Posicionamento Valor/Preço.pt_PT
dc.subjectMilk And Derived Products Marketpt_PT
dc.subjectStrategic Positioningpt_PT
dc.subjectMarket-Based View of the Firmpt_PT
dc.subjectResource-Based View of the Firmpt_PT
dc.subjectStrategic Positioning Typologypt_PT
dc.subjectValue/Price Positioning Typologypt_PT
dc.titleEstudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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