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- Equação diferencial com atraso das funções geradoras até à função W-Lambert : Contributo para uma Aplicação à Economia, Introdução do Efeito de Atraso no Modelo de SolowPublication . Ribeiro, Maria de Fátima Fabião; St. Aubyn, António Gabriel da Silva; Brito, PauloO objectivo desta dissertação é obter a solução da equação diferencial com atraso de primeira ordem com coeficientes constantes expressa em termos da função W-Lambert. Ao definir o Problema Inicial Básico (PIB) como um caso particular daquela equação e aplicado o Método do Passo, captou-se um tipo de estrutura em árvore nas soluções definidas em cada passo do método. Esta constatação levou ao desenvolvimento de um processo construtivo da solução do PIB. Com este procedimento obtiveram-se dois resultados principais. O primeiro consiste na validade da conjectura feita inicialmente sobre a solução do PIB, a de que existe uma função geradora de uma classe específica de polinómios no atraso. O segundo revela a estrutura combinatória associada às equações diferenciais com atraso, mostrando como a relação existente entre a função W-Lambert e a função árvore justifica o efeito em árvore que então se intuiu. Pretendeu-se ainda, através de uma aplicação à Economia, avaliar as alterações que o modelo de Solow reflecte quando nele é introduzido o efeito do atraso na modelação do progresso tecnológico e da força laboral, modificando as hipóteses que habitualmente são formuladas sobre aquelas variáveis económicas.
- O processo de tomada de decisão e o planeamento numa instituição do ensino superior: o caso da Universidade Técnica de LisboaPublication . Oliveira, Susana Paula Veiga da Rocha de; Ferreira, José Maria Carvalho; Romão, António Francisco EspinhoO processo de tomada de decisão constitui, hoje e sempre, um processo fundamental para qualquer organização. Toda a decisão, seja ela individual ou grupal, tem associado um conjunto de vantagens e desvantagens e de oportunidades e ameaças que de alguma forma condicionam o próprio processo de decisão. A extensão do ganho ou da perda varia consoante a tipologia da decisão, o contexto onde ela se insere, os constrangimentos internos e externos existentes, bem como dos conhecimentos e características dos próprios intervenientes. Com este estudo pretende-se determinar como se processa a tomada de decisão numa Instituição de Ensino Superior Público, determinando quais os factores que interveêm no processo decisional da Universidade Técnica de Lisboa. Atendendo às características únicas da UTL no contexto do Ensino Superior em Portugal, é importante verificar se o modelo organizacional adoptado permite urna gestão eficiente e eficaz da Universidade.
- Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivadosPublication . Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais; Catroga, EduardoNa indústria de leite e derivados as empresas eram em geral de pequena ou média dimensão, produziam produtos diversificados e pouco diferenciados. A entrada das multinacionais, no mercado português de leite e derivados, com as suas marcas bem conhecidas a nível internacional, expôs o consumidor nacional a um vasto leque de produtos e colocou desafios e dificuldades às empresas nacionais que operam no sector. Neste contexto ganha pertinência o estudo do posicionamento estratégico, que, por si só, se considera um dos principais aspectos a não descurar pelas empresas que pretendam formular e implementar uma estratégia bem sucedida. O presente trabalho estuda o posicionamento estratégico das empresas que operam no mercado português de leite e derivados, conclui que as empresas multinacionais possuem vantagens competitivas sobre as empresas nacionais relativamente às estratégias de negócios, políticas de marketing e satisfação dos clientes, contribuindo com algumas recomendações estratégicas alternativas para futuramente as empresas nacionais competirem com as multinacionais. No estudo do posicionamento conciliam-se as correntes teóricas de estratégia de Visão Baseada nos Recursos e Visão Baseada no Mercado, aplicando as tipologias de posicionamento valor/preço e de posicionamento estratégico.
- Estará a zona do euro a caminhar para uma zona monetária óptima?Publication . Silvestre, João Alexandre Parreira; Mendonça, AntónioPassados cinco anos da unificação monetária na Europa é ainda cedo para fazer uma avaliação definitiva das suas consequências mas é já possível tentar extrair algumas pistas. O objectivo deste trabalho é analisar a relação estatística entre a correlação de ciclos dos países da União Europeia e as respectivas trocas comerciais bilaterais no período entre 1967 e 2003. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre ambos que confirmam a tese da endogeneidade proposta por Frankel e Rose ( 1998). Este efeito é ainda mais pronunciado se se considerarem apenas os doze países da zona euro. Ao mesmo tempo, num anexo ao capítulo 3, é apresentada uma estimativa do efeito da União Económica e Monetária no comércio de 31%. Dois resultados que permitem responder afirmativamente à questão do título: a zona do curo está a caminhar para uma zona monetária óptima.
- A exploração de marcas no marketing do desporto. "O caso da marca Benfica no futebol".Publication . Barata, Sérgio Paulo Tavares; Gonçalves, Fernando Miranda BorgesAs marcas apareceram com as primeiras trocas comerciais, desde que o mundo é mundo. De sinais rudimentares, inscritos de forma ilegível sobre os produtos para autenticar a sua origem, a marca é hoje um activo, que cria valor para o consumidor e para a empresa, sendo sinónimo de competitividade e permanência no mercado. Da mesma forma, e no âmbito das especificidades que caracterizam o marketing desportivo, os clubes de futebol registam as suas marcas, com o intuito de consolidar e optimizar esse mesmo activo, cuja principal característica, consiste na gestão da relação emocional que os adeptos têm com a marca. Neste contexto, a estrutura do presente trabalho após uma reflexão acerca da importância da marca e sua gestão na afirmação comercial dos produtos, promove um estudo das componentes do marketing-mix do desporto, avaliando de seguida, a importância da utilização destas marcas como suporte físico da promoção de outras marcas e sua influência no consumo por indução O grande desafio que se coloca ao nível desta relação, é o de saber até que ponto a relação emocional que o adepto tem com o clube, o influencia nas decisões de compra de artigos com a marca do clube e de marcas patrocinadoras Para dar expressão a esta realidade, inclui-se no trabalho o estudo do caso da marca Benfica no futebol.
- Análise de perfis do profissional em competitiveintelligence : metodologia de apoio às decisões estratégicasPublication . Costa, Myrian Lúcia; Taborda, João PedroComo parte de se manterem competitivas num cenário globalizado, as organizações procuram hoje práticas que lhes permitam apoiar gestores de topo na tomada de decisões estratégicas, utilizando nesse processo o conhecimento gerado a partir de informação recolhida na sua envolvente. Nos últimos anos têm emergido vários casos de empresas que, de entre as práticas possíveis, têm procurado desenvolver equipas que recorrem à Competitive Intelligence (Cl) enquanto metodologia de suporte a esse objectivo. No processo de Cl dados e informação são analisados a ponto de apoiar a tomada de decisão, compreendendo um ciclo de quatro fases: definição das necessidades, recolha de dados, análise e entrega ao decisor. Assente no trabalho de recolha de dados junto dos próprios profissionais de Cl, a presente dissertação centra-se no tema dos recursos humanos envolvidos no trabalho de suporte à dinamização do ciclo de Cl. É analisada a relação entre a execução das tarefas que constituem esse trabalho e o perfil e características de analistas que utilizam a Cl enquanto ferramenta de trabalho. A metodologia utilizada compreendeu o envio de um questionário aos profissionais que geram recomendações aos gestores de topo na tomada de decisões estratégicas. A amostra recolhida envolve especialistas de duas organizações, a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) e Society of Competitive Intelligence Processional (SCIP), enquanto entidade de referência a nível mundial. A análise aos resultados desta investigação aponta para cinco funções que os analistas desempenham no ciclo de Cl: analista júnior, analista sénior, analista financeiro, gestor de projecto e coordenador. Esta tipologia permitiu associar cada um destes elementos-tipo a cada uma das fases do ciclo, identificando-se de seguida quais as características que devem predominar para cada um deles.
- Aproximações assimptóticas na análise da heterogeneidade negligenciada em modelos de duraçãoPublication . Costa, Paulo Renato Freitas; Dumangane, MontezumaNa análise econométrica de modelos de duração, é bastante comum depararmo- nos com a existência de heterogeneidade negligenciada. Este problema deve-se, em grande parte, ao facto de não ser possível observar todas as características individuais que afectam a duração de um evento. Neste trabalho, utilizando aproximações assimptóticas, vamos estudar o im- pacto da heterogeneidade em modelos de duração com parâmetro de escala. Como as aproximações são sensíveis ao efeito da heterogeneidade, irão constituir a base para a construção de um teste para a sua detecção. Uma expressão que caracterize o en- viesamento causado pela heterogeneidade será derivada utilizando as aproximações, sendo essa expressão a base para a construção de um estimador GMM que corrige o enviesamento na condição de momentos do modelo que ignora a heterogeneidade. Utilizando duas distribuições paramétricas, Weibull e Log-logistic, e através de simulações de Monte Carlo, iremos analisar o comportamento do estimador GMM proposto.
- A exploração de marcas no marketing do desporto : "o caso da marca Benfica no futebol”Publication . Barata, Sérgio Paulo Tavares; Gonçalves, FernandoAs marcas apareceram com as primeiras trocas comerciais, desde que o mundo é mundo. De sinais rudimentares, inscritos de forma ilegível sobre os produtos para autenticar a sua origem, a marca é hoje um activo, que cria valor para o consumidor e para a empresa, sendo sinónimo de competitividade e permanência no mercado. Da mesma forma, e no âmbito das especificidades que caracterizam o marketing desportivo, os clubes de futebol registam as suas marcas, com o intuito de consolidar e optimizar esse mesmo activo, cuja principal característica, consiste na gestão da relação emocional que os adeptos têm com a marca. Neste contexto, a estrutura do presente trabalho após uma reflexão acerca da importância da marca e sua gestão na afirmação comercial dos produtos, promove um estudo das componentes do marketing-mix do desporto, avaliando de seguida, a importância da utilização destas marcas como suporte físico da promoção de outras marcas e sua influência no consumo por indução O grande desafio que se coloca ao nível desta relação, é o de saber até que ponto a relação emocional que o adepto tem com o clube, o influencia nas decisões de compra de artigos com a marca do clube e de marcas patrocinadoras Para dar expressão a esta realidade, inclui-se no trabalho o estudo do caso da marca Benfica no futebol.
- O ecoturismo: um instrumento para o desenvolvimento sustentável?Publication . Dinis, Sandrina Marques; Guimarães, Adelino Augusto TorresO ecoturismo tem sido promovido como uma alternativa sustentável ao turismo de massas. É considerado um instrumento para a conservação do ambiente e para a melhoria do bemestar das comunidades locais. Embora estejam a ser implementados projectos de ecoturismo em vários locais do mundo, a sua aplicação está sobretudo focada nos países em desenvolvimento devido à sua riqueza em áreas naturais e biodiversidade. A manutenção das áreas naturais é efectuada através das receitas provenientes do ecoturismo. Os ecoturistas sentem assim estar a contribuir para a melhoria da sustentabilidade. A participação da comunidade local é um factor muito importante para o sucesso do ecoturismo e este, por sua vez, traz grandes benefícios ao desenvolvimento da comunidade. O presente trabalho pretende discutir, através da análise do turismo num sentido mais lato, do turismo sustentável e do ecoturismo, se o ecoturismo é realmente um instrumento para o desenvolvimento sustentável ou se é apenas uma ideia teórica não aplicável na sua globalidade.
- Derivados sobre energia eléctrica.Publication . Gonçalves, Tiago; Duque, João Luis CorreiaThis study applies some statistical procedures on data from Spanish/lberian Electricity Market regarding a period from first January 1999 to thirty first March 2002 that lead to the following conclusions: during this period, in this market, we find that prices present the main characteristics attributed in previous literature - seasonality, mean reversion and jumps. Furthermore, estimation, with statistic significance, to the rate of reversion and jump parameters was built. The results allowed us to use options on futures valuation model from Clewlow and Strickland (1999).
