Repository logo
 
Publication

Propriedades Psicométricas do TELESTUDENTS-SRL. Implicações nas percepções dos alunos

dc.contributor.authorFerreira, Paula
dc.contributor.authorVeiga Simão, Ana
dc.contributor.authorda Silva, Adelina Lopes
dc.contributor.authorFerreira, Aristides I.
dc.contributor.authorDuarte, Fátima
dc.date.accessioned2024-02-18T16:20:09Z
dc.date.available2024-02-18T16:20:09Z
dc.date.issued2009
dc.date.updated2024-02-01T14:04:12Z
dc.description.abstractEste estudo procura apresentar as características psicométricas do questionário TELESTUDENTS-SRL. De acordo com as dimensões obtidas na análise, pretende-se descrever as opiniões dos alunos face às dimensões relacionadas com os ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecidos (AATE) e saber se o AATE promovem a auto-regulação da aprendizagem. Para além disso, pretende-se saber se os recursos tecnológicos são importantes para o desempenho e para a aprendizagem. Este estudo integrou uma amostra (N=153) de estudantes de língua inglesa que obtiveram formação prévia acerca das potencialidades dos AATE para a aquisição do inglês como segunda língua. Estudos psicométricos mostram uma estrutura factorial ancorada em seis dimensões distintas (com 66% do total da variância explicada e alfas de Cronbach superiores a 75) que avaliam fases e componentes importantes da aprendizagem auto-regulada. Tal como esperado, os resultados mostraram ausência de diferenças significativas para as variáveis de caracterização socio-demográficas estudadas. Em todas as dimensões, os estudantes revelaram que este ambiente de aprendizagem ajudou-os no processo de auto-regulação (os valores médios variam entre 3.84 e 4.17 numa escala de 0 a 5 pontos). A análise dos resultados sugere novas reflexões par o desenvolvimento do questionário.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, P. C., Veiga Simão, A. M., da Silva, A. L., Ferreira, A. I., & Duarte, F. (2009). Propriedades psicométricas do Telestudents-SRL. Implicações nas percepções dos alunos. Psicologia, Educação e Cultura, 13(1), 33-54.pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-249283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/62696
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAprendizagem auto-reguladapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titlePropriedades Psicométricas do TELESTUDENTS-SRL. Implicações nas percepções dos alunospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameda Costa Ferreira
person.familyNameVeiga Simão
person.familyNameFerreira
person.givenNamePaula Alexandra Nunes
person.givenNameAna
person.givenNameAristides
person.identifier902602
person.identifier.ciencia-id7115-EC2B-AEAC
person.identifier.ciencia-id3816-04FD-C6E5
person.identifier.ciencia-idC71B-EC9E-0D98
person.identifier.orcid0000-0001-8679-4566
person.identifier.orcid0000-0003-3652-5573
person.identifier.orcid0000-0002-8280-1623
person.identifier.ridN-1121-2016
person.identifier.ridA-8671-2014
person.identifier.scopus-author-id54974120700
person.identifier.scopus-author-id25647192000
rcaap.cv.cienciaid7115-EC2B-AEAC | Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6791e802-c14a-4f23-a3b5-c8244a5cd62e
relation.isAuthorOfPublicationf67b94cb-c09e-4ee8-b70b-fb1433d73e4e
relation.isAuthorOfPublication75d68c4f-fb59-4ec0-966b-4e5ea827da9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6791e802-c14a-4f23-a3b5-c8244a5cd62e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ferreira_et_al_2009_PropriedadesPsicomA_tricasDoTelestudents.pdf
Size:
4.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: