Repository logo
 
Publication

Mercado japonês do calçado: uma abordagem sistémica

dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Ramos
dc.contributor.authorSilva, Armando Luis Coelho da
dc.date.accessioned2022-08-04T13:58:27Z
dc.date.available2022-08-04T13:58:27Z
dc.date.issued1996-09
dc.descriptionMestrado em Economia Internacionalpt_PT
dc.description.abstractVasto, dinâmico, sadio, o mercado japonês é uma tentação para qualquer comerciante do calçado. Estudá-lo nos seus múltiplos parâmetros e variáveis, para apontar métodos e modos à sua conveniente operação, tal é o objectivo último desta dissertação. Para o efeito, dentre as coordenadas económicas e financeiras comuns aos restantes mercados japoneses, seleccionaram-se aquelas que de forma mais incisiva moldam e marcam o carácter muito particular deste mercado. Organização política, ambiente físico, demografia, atmosfera social e cultural, economia e finanças, foram com esse escopo as estruturas de enquadramento postas sob análise. Passando às características específicas do mercado, focou-se em primeiro lugar a procura, para lhe fixar os traços fundamentais, a dimensão e presumível evolução, e de seguida a oferta, para relevar o quadro jurídico-político com que actualmente se defronta. Estruturas produtivas e canais de distribuição são as demais vertentes passadas em revista, assim se compondo o retrato diáfano do sector que permitiu a avaliação da sua capacidade competitiva. O passo seguinte foi dado na busca de oportunidades de negócio, munido já de um diagnóstico prospectivo, tendo-se procedido-se à análise estratégica, com delimitação dos segmentos de mercado a explorar, isolando-se -se por fim os factores críticos de sucesso, cuja inobservância determinará irremediavelmente o malogro de qualquer acção comercial. Opções estratégicas com fundamentação doutrinária, de par com uma descrição e avaliação do negociador japonês, concluem um trabalho que se espera possa constituir-se no vademecum da indústria.pt_PT
dc.description.abstractVast, dynamic, healthy, lhe japanese market is a commercial temptation for any shoe businessperson. Shidying it, in its multiple parameters and variables, in order to point out methods and modes for its convenient operation, such is lhe ultimate objective of this dissertation. With that in mind, from lhe econornical and finantial coordinates that are common to lhe other japanese markets, I selected those which in a most detennining way mould and mark lhe character of this very particular market. Political organization, physical environment, demography, social and cultural atmosphere, economy and finance, were lhe framing structures that have been put under analysis. Proceeding to lhe specific characteristics of this market, lhe demand has been firstly focused, in order to perceive its main traits, dimension and presumable evolution, and after that special attention was paid to lhe supply and lhe legal environment it must to face. Incidentally, lhe productive strutures and distribution channels have also been thoroughly examined, an image of lhe sector being by this way composed in order to get its competitive evaluation. Then I have departed to search and to identify opportunities of business, a prospective diagnosis having been elaborated aflerwards, and I proceed to a strategic analysis, with lhe delirnitation of lhe segments of lhe market to explore, isolating lhe criticai factors of success, lhe unobservation of which determining lhe failure of any commercial action. Strategical options with doctrinal fundamentais, together with one description and evaluation of lhe japanese negotiator, conclude a work which is expected to become lhe vade-mecum of lhe industry.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Armando Luis Coelho da (1996). "Mercado japonês do calçado: uma abordagem sistémica". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/25135
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectSegmentos-alvopt_PT
dc.subjectDoutrinapt_PT
dc.subjectConsuptionpt_PT
dc.subjectLogisticspt_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.subjectTargetsegmentspt_PT
dc.subjectDoctrinept_PT
dc.titleMercado japonês do calçado: uma abordagem sistémicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-ALCS-1996.pdf
Size:
5.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: