Repository logo
 
Publication

Promoção de atitudes de exploração e planeamento de carreira com base em recursos digitais : avaliação de um módulo de sensibilização

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJaneiro, Isabel Nunes, 1960-
dc.contributor.authorPinto, Irina Sofia
dc.date.accessioned2025-01-07T10:27:16Z
dc.date.available2025-01-07T10:27:16Z
dc.date.issued2022-11-21
dc.date.submitted2022-11-07
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação e Aconselhamento, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologiapt_PT
dc.description.abstractPerante um mundo em mudança e face à necessidade da constante adaptação torna-se cada vez mais importante ajudar os jovens a desenvolver competências de planeamento, exploração e adaptabilidade de carreira. Tendo como base teórica o conceito de Adaptabilidade (Savickas, 2012), construiu-se um programa de intervenção vocacional com recursos digitais dirigido a jovens do 8ºano de escolaridade. O presente estudo pretende avaliar um módulo de sensibilização face à promoção de atitudes de Curiosidade perante a exploração e de Preocupação com o planeamento de carreira (dimensões da Adaptabilidade). Participaram na investigação 16 alunos de uma escola pública do distrito de Setúbal. O estudo permitiu concluir que a intervenção melhorou a Adaptabilidade de carreira dos alunos, verificando-se resultados mais elevados nas dimensões Preocupação, Curiosidade e Confiança após a implementação das sessões. Discute-se ainda as limitações da investigação e as implicações para estudos futuros na área de intervenção vocacional com recursos digitais.pt_PT
dc.description.abstractConsidering the changing world and the need for constant adaptation it’s increasingly important to help young people develop skills in career planning, exploration, and adaptability. The concept of Adaptability was taken as a theoretical basis (Savickas, 2012) for developing a vocational intervention program with digital resources, aimed at young people in the 8th grade. The present study intends to evaluate a module regarding the promotion of Curiosity attitudes towards exploration and Concern with career planning (Adaptability dimensions). Sixteen students from a public school in the district of Setúbal participated in this investigation. The study allowed us to conclude that the intervention improved the students' career Adaptability, showing higher results in the Concern, Curiosity and Confidence dimensions after the implementation of the sessions. The limitations of the investigation and the implications for future studies in vocational intervention with digital resources are also discussed.pt_PT
dc.identifier.tid203540689
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/96899
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdaptabilidadept_PT
dc.subjectAconselhamentopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectPlaneamento de carreiraspt_PT
dc.subjectDissertações de mestrado - 2022pt_PT
dc.titlePromoção de atitudes de exploração e planeamento de carreira com base em recursos digitais : avaliação de um módulo de sensibilizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie058434_tm.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: