Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Promoção de atitudes de exploração e planeamento de carreira com base em recursos digitais : avaliação de um módulo de sensibilização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie058434_tm.pdf2.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Perante um mundo em mudança e face à necessidade da constante adaptação torna-se cada vez mais importante ajudar os jovens a desenvolver competências de planeamento, exploração e adaptabilidade de carreira. Tendo como base teórica o conceito de Adaptabilidade (Savickas, 2012), construiu-se um programa de intervenção vocacional com recursos digitais dirigido a jovens do 8ºano de escolaridade. O presente estudo pretende avaliar um módulo de sensibilização face à promoção de atitudes de Curiosidade perante a exploração e de Preocupação com o planeamento de carreira (dimensões da Adaptabilidade). Participaram na investigação 16 alunos de uma escola pública do distrito de Setúbal. O estudo permitiu concluir que a intervenção melhorou a Adaptabilidade de carreira dos alunos, verificando-se resultados mais elevados nas dimensões Preocupação, Curiosidade e Confiança após a implementação das sessões. Discute-se ainda as limitações da investigação e as implicações para estudos futuros na área de intervenção vocacional com recursos digitais.
Considering the changing world and the need for constant adaptation it’s increasingly important to help young people develop skills in career planning, exploration, and adaptability. The concept of Adaptability was taken as a theoretical basis (Savickas, 2012) for developing a vocational intervention program with digital resources, aimed at young people in the 8th grade. The present study intends to evaluate a module regarding the promotion of Curiosity attitudes towards exploration and Concern with career planning (Adaptability dimensions). Sixteen students from a public school in the district of Setúbal participated in this investigation. The study allowed us to conclude that the intervention improved the students' career Adaptability, showing higher results in the Concern, Curiosity and Confidence dimensions after the implementation of the sessions. The limitations of the investigation and the implications for future studies in vocational intervention with digital resources are also discussed.

Description

Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação e Aconselhamento, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia

Keywords

Adaptabilidade Aconselhamento Desenvolvimento vocacional Jovens Planeamento de carreiras Dissertações de mestrado - 2022

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License