Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-21"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de atitudes de exploração e planeamento de carreira com base em recursos digitais : avaliação de um módulo de sensibilizaçãoPublication . Pinto, Irina Sofia; Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Perante um mundo em mudança e face à necessidade da constante adaptação torna-se cada vez mais importante ajudar os jovens a desenvolver competências de planeamento, exploração e adaptabilidade de carreira. Tendo como base teórica o conceito de Adaptabilidade (Savickas, 2012), construiu-se um programa de intervenção vocacional com recursos digitais dirigido a jovens do 8ºano de escolaridade. O presente estudo pretende avaliar um módulo de sensibilização face à promoção de atitudes de Curiosidade perante a exploração e de Preocupação com o planeamento de carreira (dimensões da Adaptabilidade). Participaram na investigação 16 alunos de uma escola pública do distrito de Setúbal. O estudo permitiu concluir que a intervenção melhorou a Adaptabilidade de carreira dos alunos, verificando-se resultados mais elevados nas dimensões Preocupação, Curiosidade e Confiança após a implementação das sessões. Discute-se ainda as limitações da investigação e as implicações para estudos futuros na área de intervenção vocacional com recursos digitais.
- Atitude mental e perceção do impacto do covid-19 na capacidade de aprendizagem e no sucesso escolar numa amostra de pais portuguesesPublication . Veríssimo, Andreia Sofia Duarte; Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-A Atitude Mental dos pais e a forma como percecionam os obstáculos influenciam as suas práticas parentais bem como a perceção que as crianças têm sobre elas próprias (Dweck, 2021). A pandemia por COVID-19 obrigou a passagem das aulas para formato on-line e foi exigido aos pais que assumissem papéis pedagógicos importantes para apoiar a educação dos seus filhos. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo consiste na compreensão da atitude mental dos pais, bem como das suas perceções sobre o impacto da pandemia por COVID-19 na capacidade de aprendizagem e no sucesso escolar dos seus filhos. Para tal, participaram nesta investigação 115 pais residentes em Portugal, com filhos a frequentarem o 1ºciclo do ensino básico, em que 104 são do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 26 e os 51 anos. Para analisar o impacto da pandemia por COVID-19 na aprendizagem e de modo geral, foram utilizadas oito perguntas de resposta aberta e para compreender a Atitude Mental foi aplicado o Questionário sobre Atitude Mental. Após a análise fatorial exploratória do Questionário sobre Atitude Mental verificou-se a existência de três fatores, o que não coincide com os estudos anteriores (Dweck, 2021), com questões semelhantes. A análise das respostas abertas apresenta a existência de quatro dimensões - Impacto Positivo, Impacto Negativo, Impacto Neutro e Impacto Geral- onde sobressai o Impacto Negativo, que vai ao encontro dos estudos anteriores (Delicado & Ferrão, 2021). Por fim, a relação entre estes dois instrumentos parece confirmar que a pandemia por COVID-19, na perspetiva dos pais, é percebida como tendo um impacto negativo na capacidade de aprendizagem e no sucesso escolar, independentemente do tipo de Atitude Mental observado.
- Database of Metagenomes of Sediments from Estuarine Aquaculture Farms in Portugal—AquaRAM Project CollectionPublication . Nogueira, Teresa; Silva, Daniel G.; Lopes, Susana; Botelho, AnaAquaculture farms and estuarine environments close to human activities play a critical role in the interaction between aquatic and terrestrial surroundings and animal and human health. The AquaRAM project aimed to study estuarine aquaculture farms in Portugal as a reservoir of antibiotic resistance genes and the potential of its spread due to mobile genetic elements. We have assembled a collection of metagenomic data from 30 sediment samples from oysters, mussels, and gilt-head sea bream aquaculture farms. This collection includes samples of the estuarine environment of three rivers and one lagoon located from the north to the south of Portugal, namely, the Lima River in Viana do Castelo, Aveiro Lagoon in Aveiro, Tagus River in Alcochete, and Sado River in Setúbal. Statistical data from the raw metagenome files, as well as the file sizes of the assembled nucleotide and protein sequences, are also presented. The link to the statistics and the download page for all the metagenomes is also listed below.
- Química e toxicidade do mercúrioPublication . Fernandes, Bruna Filipa Lopes; Cabral, Maria de Fátima dos Anjos Garcia Pereira; Pinheiro, Lídia Maria VelosoO mercúrio é um metal pesado e tóxico que está presente de forma natural no ambiente nas formas elementar, inorgânica e orgânica, sendo esta última a de maior preocupação para a saúde humana. O metilmercúrio, está associado à neurotoxicidade nos seres humanos, sendo a sua forma de exposição essencialmente a alimentação, por ingestão de peixes, marisco e moluscos contaminados. Os grupos mais suscetíveis são o feto e as crianças, cujo sistema nervoso está em desenvolvimento, e as grávidas devido à consequente exposição ao feto. Apesar da crescente conscientização global de como o mercúrio é uma ameaça para a saúde, a maior parte das emissões de mercúrio no ambiente surgem de fontes antropogénicas, como atividade industrial, explorações mineiras artesanais, combustão de carvão, incineração de resíduos. A sua propagação e contaminação acontece através do ar, da água ou dos solos. Para a redação desta monografia, foi efetuada uma revisão da literatura existente, sobre mercúrio, onde são apresentadas as suas propriedades, fontes de emissão, ciclo biológico, fontes de contaminação humana, toxicocinética, impacto na saúde, bem como o tratamento de intoxicações por este metal, designadamente a terapêutica por quelação. Por último, são abordadas as estratégias de prevenção da contaminação por mercúrio, nomeadamente a Convenção de Minamata cujo objetivo procura proteger a saúde pública e o ambiente das emissões de mercúrio.
- Controle das práticas abusivas da concorrência na contratação pública : uma abordagem comparada com o direito internacional e europeuPublication . Santos, Ruth Maria Pereira dos; Martins, Ana Gouveia e Freitas; Varella, Marcelo DiasA presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto jurídico da ausência de coordenação com normas internacionais de contratos públicos na contratação pública brasileira, no aspecto atinente ao controle das práticas anticoncorrenciais. Decidiu-se analisar o processo adjudicatório brasileiro porque as normas de compras públicas se concentram em um único propósito: o de adquirir bens e serviços para o Estado, sem uma preocupação concorrencial ou com as políticas econômicas e sociais, constituindo um fim em si mesmo. Para tanto tratou-se de analisar a interseção entre o Direito dos Contratos Públicos e o Direito da Concorrência a partir da abordagem do Direito Comparado, de modo a analisar as contribuições normativas decorrentes da internacionalização do direito para os contratos públicos. Amparou-se principalmente por normas e princípios de valores globais. Nessa perspectiva a União Europeia, como um órgão regulador global, desempenha um papel ativo na construção e modificação das normas de compras públicas em uma escala multinível, internacional, europeu e nacional. Principalmente no que tange ao Princípio da Concorrência, destacado na Diretiva 2014/24/EU, que é um valor global, previsto em diferentes normas internacionais, da OMC, OCDE e Nações Unidas, e que permite aplicar as regras da concorrência nos contratos públicos. Por outro lado, o Direito brasileiro dos contratos públicos que não passou pelo mesmo processo de internacionalização, demonstrando-se propenso à construção de barreiras não-tarifárias e práticas abusivas da concorrência promovidas pela própria norma adjudicatória, criando um ambiente de compras públicas com baixa eficiência e com diversas irregularidades. Verifica-se que há um impacto normativo decorrente da ausência de internacionalização dos contratos públicos e isto afeta diretamente a concorrência, tal como as políticas sociais e econômicas, que são praticamente inexistentes no Brasil. Leva-se a entender que o nível de maturidade normativa difere brutalmente do Europeu em razão do regulamento brasileiro estar alheio às normas e princípios globais, o que atualmente é inviável para as compras públicas, somente quando a legislação brasileira se adequar é que será possível falar em uma reforma da Lei Geral de Licitação.
- O papel das emoções e da regulação emocional dos professores enquanto observadores de cyberbullyingPublication . Gomes, Mafalda Maria Frade; Ferreira, Paula; Pereira, Nádia Margarida SalgadoAtualmente, o acesso às novas tecnologias é permitido cada vez mais cedo às crianças e jovens, nomeadamente em idade escolar, podendo estes usufruir das suas potencialidades em termos académicos. No entanto, o uso da internet acarreta perigos, deixando as crianças mais expostas aos riscos existentes por detrás dos ecrãs, nomeadamente o cyberbullying. Vários estudos têm sido realizados no âmbito deste fenómeno, de forma a compreendê-lo e a conseguir travá-lo. Considerando que as crianças têm acesso a estas tecnologias e ao uso da internet em idade escolar, torna-se essencial compreender a perceção dos professores face ao cyberbullying, bem como o impacto que este tipo de situações tem nas suas emoções e na forma como as regulam. Foi realizado um total de 63 entrevistas individuais e semiestruturadas a professores do 3º ciclo do ensino básico com o objetivo de identificar quais as emoções descritas pelos professores face a situações de cyberbullying envolvendo alunos, que tipo de dificuldades de regulação emocional são evidenciadas pelos professores face a situações de cyberbullying envolvendo alunos e qual o papel da regulação emocional na forma como os professores lidam com situações de cyberbullying envolvendo alunos. Concluiu-se que todos os participantes reportaram sentir emoções desagradáveis face a situações de cyberbullying envolvendo alunos e reportaram na sua maioria, dificuldades de aceitação das respostas emocionais. No que diz respeito às estratégias de regulação emocional, mais de metade dos participantes utilizaram estratégias de modulação da resposta, em particular a supressão emocional.
- Improving medical devices antimicrobial properties with polymeric hydrogelsPublication . Li, Mengxuan; Silva, Isabel Alexandra Caldeira Ribeiro Monge daAs infeções associadas aos dispositivos médicos são uma das complicações mais frequentes na aplicação clínica, que necessitam urgentemente de ser resolvidas. Frente a este problema, novos materiais têm sido desenvolvidos para melhorar as propriedades antimicrobianas de revestimentos de dispositivos médicos. Os hidrogéis poliméricos, como um tipo de material macio com estruturas tridimensionais, são capazes de transportar agentes antimicrobianos para locais alvo. Assim, os hidrogéis podem funcionar como uma matriz para a entrega dos fármacos para atingir a atividade antimicrobiana. Além disso, os hidrogéis podem funcionar pelas suas propriedades antimicrobianas inerentes, que, mais especificamente, incluem hidrogéis antiadesivos que repelem a fixação bacteriana e hidrogéis que matam por contato através das suas propriedades catiónicas. Além disso, para um melhor efeito antimicrobiano, foram desenvolvidos hidrogéis bifuncionais, que combinam duas estratégias de revestimento de hidrogel funcional individual, podendo impedir a fixação bacteriana desde o início e possuindo a capacidade de matar bactérias. Ao longo de numerosos estudos, estes demonstraram atividades antimicrobianas significativamente melhoradas. Nesta tese, são discutidos os recentes avanços na aplicação clínica de hidrogéis poliméricos na área médica, especialmente as conquistas na atividade antimicrobiana, que também é o aspecto mais preocupante. Particularmente, cateteres e implantes de titânio foram selecionados como os principais substratos testados devido à sua prevalência e adequação com revestimentos de hidrogel em aplicação clínica. Todas as capacidades antimicrobianas alcançadas, bem como outras propriedades úteis que contribuem para a prevenção de infeções bacterianas são abordadas. Relativamente aos hidrogéis bifuncionais, muitos fatores precisam ser aprimorados no futuro para uma melhor atividade antimicrobiana e aplicabilidade a longo prazo. Espera-se que mais materiais de hidrogel com desempenho mais completo sejam desenvolvidos e que investigações mais abrangentes sejam conduzidas para aplicações clínicas mais seguras. No entanto, até agora, foi observado excelente desempenho antimicrobiano, indicando o potencial promissor do uso de hidrogéis poliméricos para melhorar as propriedades antimicrobianas de dispositivos médicos no futuro.
- "Eu sou (de novo) porque tu és" : caminhos de ressignificação de acontecimentos traumáticos no contexto da Academia de Líderes UbuntuPublication . Marques, Marta Maria de Assis Teixeira; Minas, MariaAs consequências da exposição a acontecimentos traumáticos são uma área largamente estudada no ramo da psicologia, uma vez que se refletem, tanto momentaneamente como a longo prazo, na vida de quem os experienciou. Contudo, a literatura tem vindo a procurar estudar não só as consequências negativas da exposição, que são variadas e conhecidas, mas também os resultados de adaptações positivas a esses mesmos eventos. Para além disso, têm sido desenvolvidas diversas terapias e intervenções nesta área, sendo a terapia com base comunitária identificada como sendo eficaz na intervenção, devido à criação de laços na comunidade que permitem perpetuar os seus efeitos. Desta forma, apesar de não ser desenhada com um objetivo terapêutico, surgiu o interesse de compreender o papel da Academia de Líderes Ubuntu (ALU) - um projeto de educação não-formal - na adaptação ao trauma, especialmente através da ressignificação. Assim, este estudo, enquadrado num paradigma construtivista e ecológico, baseia-se numa metodologia qualitativa exploratória. Constituiu-se em três fases de recolha de dados (entrevistas, focus group e diários sonoros) com diferentes participantes (membros do conselho científico, animadores e participantes da ALU). O principal foco foi o de compreender as narrativas e perceções de transformação através da ALU, nomeadamente em relação ao acontecimento traumático. A análise temática dos dados fez surgir três categorias principais: Dimensão Pedagógica, Dimensão Experiencial e Trajetórias de Mudança na ALU; e quatro categorias acessórias: Fluxo, Sistemas, Crescimento Pós-traumático – Dimensões Identificadas e Competências Socioemocionais. Os resultados principais deste estudo contemplam um possível processo de mudança através da ALU, que é possivelmente influenciado por características do participante, bem como da consciência inicial acerca do acontecimento traumático vivido. Assim, consoante o caso, pode haver um desencadear de ressignificação do acontecimento traumático ou um aumentar da sensação de paz (sem haver ressignificação), ou do valor próprio reconhecido e do empoderamento. Contudo, surge também a possibilidade de, se não for realizado o processo até ao fim de uma forma sustentada e se não houver continuidade, de haver uma desintegração do participante. Para além disto, algumas das perceções de transformação mencionadas são relevantes tendo em conta o modelo de crescimento pós-traumático, sugerindo que a metodologia o poderá potenciar. Estes resultados, embora necessitem de mais estudos subsequentes, poderão ter implicações não só para a ALU, como para metodologias comunitárias semelhantes que trabalhem com esta população.
- Formulation of a carrier system to deliver a CRISPR-Cas-based antiviralPublication . Lopes, Sofia Pais Ribeiro Pinto; Merkel, Olivia; Reis, Ana Catarina Beco PintoIntrodução: Nas últimas décadas temos observado a emergência de pandemias causadas por vírus. A rapidez com que um vírus sofre mutações é um fator importante que contribui para a inativação de antivirais e o desenvolvimento de novos medicamentos é um processo moroso, que atualmente não acompanha a evolução dos vírus. Assim, a terapia génica com sistemas CRISPR-Cas pode ser útil, uma vez que após desenvolvimento da primeira terapêutica, apenas é necessário reformular o sgRNA para tornar uma sequência genética diferente o novo alvo da mesma terapêutica. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento e comparação de três sistemas de transporte que fossem capazes de transportar eficazmente os componentes deste sistema no organismo humano. Métodos: Nanopartículas de albumina sérica bovina (BSA), de uma mistura de polímeros e de um poli(β-amino éster) (PBAE) foram formuladas por nanoprecipitação, e encapsuladas com siRNA ou mRNA. As partículas foram caracterizadas de acordo com o tamanho, índice de polidispersão (PDI), potencial zeta, eficiência de encapsulação e estabilidade em diferentes soluções. Ensaios de citotoxicidade, expressão de eGFP e libertação endossomal foram realizados em células de adenocarcinoma pulmonar (A549). Resultados: Para os três tipos de partículas foi possível obter diâmetros inferiores a 200 nm, sendo as particulas de mRNA geralmente maiores que as de siRNA. O PDI obtido rondou os 0.2, os potenciais zeta foram catiónicos e a encapsulação eficiente (>90%), representando características ótimas para a administração in vivo. As partículas demostraram alguma citotoxicidade e a expressão de eGFP após a transfecção de mRNA foi apenas confirmada para as partículas de PBAE. Apenas uma pequena percentagem destas partículas foram capazes de se libertar dos endossomas. Conclusões: Os três tipos de partículas demonstraram resultados promissores e indicam a possibilidade de, com o desenvolvimento da investigação, poder vir a ser possível aplicar a terapia génica ao tratamento de infeções virais.
- Characterizing the role of integrins in macrophage functionPublication . Gonçalves, Alice Marques de Sá; Lagarrigue, Frédéric; Anes, Elsa Maria Ribeiro dos SantosA dupla natureza dos macrófagos, proteção do hospedeiro em contraste com a lesão dos tecidos, é mantida num equilíbrio delicado. O equilíbrio é perturbado, por exemplo, durante a malignidade, onde os macrófagos (massivamente recrutados na maioria dos tumores sólidos) promovem a sobrevivência, o crescimento e a disseminação das células tumorais. Macrófagos associados a tumores são prejudiciais na maioria dos cancros, consequentemente, controlar o seu recrutamento é potencialmente terapêutico. Uma característica chave dos macrófagos associados a tumores é o modo de migração mesenquimal dependente de proteases e integrinas. Em contraste, os macrófagos fora dos tumores adotam a migração amebóide. A inibição da migração mesenquimal correlaciona-se com a diminuição da infiltração de macrófagos associados ao tumor e do crescimento do tumor, fornecendo justificação para uma nova imunoterapia contra o cancro visando especificamente a motilidade dos macrófagos associados ao tumor. Assim, a ativação da integrina é um potencial alvo terapêutico para manipular o recrutamento de macrófagos em tumores. Como resultado, este estudo teve como objetivo caracterizar o papel das integrinas na função dos macrófagos, nomeadamente viabilidade, diferenciação e migração. Talin-1, RIAM e lamellipodin são proteínas essenciais presentes nas principais vias de sinalização de ativação de integrinas. Neste estudo, houve a produção de células progenitoras e macrófagos Homeobox B8 Talin-1, RIAM e lamellipodin single knockout (levando à perda da expressão dessas proteínas). Os resultados deste estudo mostraram que, embora a perda da expressão de Talin-1 não pareça ter impacto na viabilidade e diferenciação em macrófagos, Talin-1 desempenha um papel essencial na migração mesenquimal de macrófagos. Em contraste, Talin-1 não participa na migração amebóide de macrófagos. Assim, os resultados, apresentados neste estudo, suportam a hipótese de que a inibição da ativação da integrina bloqueia especificamente a migração mesenquimal de macrófagos e em particular o recrutamento de macrófagos associados ao tumor. Além disso, os dados apresentados levaram à conclusão de que as vias de ativação de integrinas dependentes de RIAM e lamellipodin, que convergem em Talin-1, não operam em macrófagos. Concluindo, mais estudos são necessários para obter uma caracterização completa das vias de sinalização que controlam a ativação das integrinas em macrófagos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »