Repository logo
 
Publication

Abandono da formação profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Natália, 1958-
dc.contributor.authorLima, Francisco José Vieira Costa
dc.date.accessioned2023-03-31T12:01:19Z
dc.date.available2023-03-31T12:01:19Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022-10-17
dc.descriptionRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem a finalidade de compreender as motivações para a frequência de cursos de formação profissional e, ao mesmo tempo, os motivos para a desistência desses cursos. A educação e formação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano e das organizações. São múltiplos os motivos que levam os indivíduos a procurarem formação assim como são também diversificados os motivos para o seu abandono. Para compreender as razões da frequência e do abandono da formação profissional foi realizada uma pequena investigação de natureza quantitativa. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de conveniência, constituída pelos formandos que abandonaram a formação ministrada pela empresa onde o estágio foi realizado. Os resultados mostram que os principais motivos são os de origem operacional profissional, económica e prescritiva e os principais motivos para a desistência são os situacionais.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report aims to understand the motivations for the attendance of vocational training courses and, at the same time, the reasons for the withdrawal of these courses. Education and training are fundamental for the personal and professional development of human beings and organisations. There are multiple reasons why individuals seek training, as well as the reasons for their abandonment are also diverse. In order to understand the reasons for the frequency and abandonment of vocational training, a small quantitative investigation was carried out. A questionnaire survey was applied to a convenience sample, consisting of the trainees who abandoned the training provided by the company where the internship was carried out. The results show that the main reasons are those of professional, economic, and prescriptive operational origin and the main reasons for giving up are situational.pt_PT
dc.identifier.tid203287681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/56954
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectDesistênciapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRelatórios de estágio de mestrado - 2022pt_PT
dc.titleAbandono da formação profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie057906_tm.pdf
Size:
1.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: