Repository logo
 
Publication

Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa

dc.contributor.advisorIsaías, Pedro Teixeira
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Maria Oliveira
dc.date.accessioned2018-10-22T14:00:51Z
dc.date.available2018-10-22T14:00:51Z
dc.date.issued2008-10
dc.descriptionMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos é comum ouvir-se dizer que se está perante a Era da Informação. A massificação das Tecnologias da Informação contribuiu de forma muito significativa para isso. O desenvolvimento impressionante da informática, juntamente com a proliferação generalizada em todos os domínios da computação, e o "nascimento" da Internet foram vitais para que isso acontecesse de facto. O evoluir destas tecnologias afectou não só os particulares, mas também as empresas, permitindo o acesso via Internet a um conjunto muito vasto de informação e a possibilidade de automatizar e processar algumas tarefas até então desempenhadas manualmente. Um número crescente de operações entre empresas é realizado por transferência electrónica de documentos, os computadores pessoais ligados à Internet são utilizados para colocar e processar encomendas, uma parcela cada vez mais significativa dos bens e serviços é transaccionada através das redes digitais. A esta nova forma de transacções comerciais electrónicas, apelidamos de Comércio Electrónico. Ao longo desta dissertação pretende-se resumir o tratamento dado ao conceito de modelo de negócio constante na literatura sobre comércio electrónico, bem como conduzir uma análise às categorias de modelos de negócio constantes da literatura. O estudo desta questão é pertinente, na medida em que, apesar de muitas pessoas falarem sobre este tema, não existe um entendimento comum sobre a temática. Os modelos de negócio são utilizados para descrever tudo o que pode gerar rendimento numa empresa até à própria estrutura organizativa. A segunda razão pela qual o estudo do conceito de modelos de negócio na Internet é um tema interessante para estudo prende-se com o facto de poder ser uma metodologia apropriada e um alicerce para ferramentas administrativas para alcançar e decidir sobre o crescimento dinâmico e incerto do ambiente empresarial.pt_PT
dc.description.abstractIn the last years it is common to hear say that we are in the Age of Information. The widespread use of Information Technologies has contributed significantly to this. The remarkable development of Computer Science, along with the generalized proliferation in ali computation domains, and the "birth" of the Internet were fundamental to this achievement. The evolution of these technologies affected significantly current activities of common people and companies, allowing to access via Internet to large repositories of information, and the possibility to automate activities that were previously done manually. An increasing number of operations between companies is carried through by electronic documents interchange, the personal computers connected to the Internet are used to place and process orders, a more signiílcant parcel of the goods and services is carry through the digital networks. This new form of electronic commercial transactions is known as Electronic Commerce. This dissertation aims to summarize the treatment given to the concept of business model in the literature about electronic commerce, as well as leading an analysis ofthe business models categories in that literature. This issue is relevant, because although many people speak on these subjects, there is no common agreement on this subject. Business models are used to describe everything what can generate income in a company, even their own organizaiion structure. Internet business models are an inleresting subject for study since it is an appropriate methodology and a fbundation for administrative tools to reach and decide on the dynamic and uncertain growth ofthe enterprise environment.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Patrícia Maria Oliveira (2008). "Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/16215
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectComércio Electrónicopt_PT
dc.subjectNegócios na Internetpt_PT
dc.subjectModelos de Negócio na Internetpt_PT
dc.subjectEilectronic Commercept_PT
dc.subject, Doing liusiness in the Internetpt_PT
dc.subjectInternet Business Modelspt_PT
dc.titleModelos de negócio na internet : a realidade portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-PMOS-2008.pdf
Size:
8.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: