Publication
Elaboração de fichas didáticas bilingues para o ensino do português como língua segunda na Guiné-Bissau
| datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Ferro, Maria João | |
| dc.contributor.advisor | Ferreira, Margarita Correia | |
| dc.contributor.author | Tomás, Ana Catarina Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-31T17:25:02Z | |
| dc.date.available | 2025-01-31T17:25:02Z | |
| dc.date.issued | 2024-11-26 | |
| dc.date.submitted | 2024-07-24 | |
| dc.description.abstract | A barreira linguística é, frequentemente, apontada como um dos fatores que mais limitam o desenvolvimento dos sistemas educativos em África, pois a grande maioria das crianças inicia os seus estudos numa língua que não domina. Na literatura, uma miríade de autores defende que a solução passará pela implementação de sistemas de ensino bi/multilingues, baseados no uso da língua materna dos aprendentes, sobretudo durante os primeiros anos de escolarização. Neste projeto de investigação elaborou-se um conjunto de fichas didáticas a partir de materiais autênticos, para o ensino bilingue na Guiné-Bissau, esperando-se, assim, poder contribuir para o desenvolvimento do ensino do português como língua segunda no país e para a valorização do crioulo guineense, não só enquanto língua facilitadora do ensino-aprendizagem, mas também como elemento basilar na construção identitária guineense. A investigação desenvolveuse em três fases: 1) Pesquisa bibliográfica; 2) Recolha de materiais; 3) Didatização dos materiais. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The language barrier is often considered a major factor limiting the development of educational systems in Africa, as most children begin their studies in a language they do not master. Numerous authors in the literature argue that the solution lies in implementing bi/multilingual education systems, using the learners’ mother tongues as a medium of instruction, especially during the early years of schooling. This research project developed a set of worksheets developed using authentic sources for bilingual education in Guinea-Bissau. These aim to contribute to the development of Portuguese as a Second Language teaching in the country and to the enhancement of Guinea-Bissau Creole not only as a language facilitator but also as a fundamental element in the construction of Guinea-Bissau’s identity. The research was conducted in three phases: 1) literature review; 2) collection of materials; 3) didacticization of the materials. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203742729 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/98003 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.title | Elaboração de fichas didáticas bilingues para o ensino do português como língua segunda na Guiné-Bissau | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
