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O papel do território na competitividade das microempresas

dc.contributor.advisorLopes, Raul
dc.contributor.authorLeal, Carla Cristina Mendes
dc.date.accessioned2022-06-27T09:03:26Z
dc.date.available2022-06-27T09:03:26Z
dc.date.issued2001-10
dc.descriptionMestrado em Economia e Gestão do Territóriopt_PT
dc.description.abstractNum contexto de globalização a redução do ciclo de vida dos produtos obriga a que as empresas, para sobreviverem no mercado, adoptem uma postura cada vez mais competitiva. Flexibilidade e inovação constituem o suporte fundamental da sua posição competitiva.No caso das microempresas, dadas as suas características, que à partida se afiguram desvantajosas, tornase ainda mais pertinente compreender de que forma podem sobreviver no mercado global. A definição do posicionamento da empresa passa pela análise dos factores que lhe permite atingir uma boa performance competitiva. Estes factores têm como elemento central a inovação, mas as características particulares de enquadramento de cada empresa, principalmente a sua forma de inserção no território, conduzem a diferentes perspectivas da forma como esta inovação pode ser gerada, o que nos leva a colocar a questão: o grau de sucesso das microempresas está relacionado com o seu modo de inserção no território? Para responder a esta questão orientámos o nosso trabalho no sentido de analisar os determinantes da competitividade, para em seguida nos concentrarmos sobre os aspectos territoriais dessa mesma competitividade, domínio em que emerge a relevância das redes que se estabelecem entre os diversos intervenientes. Pretendemos assim esclarecer se na presença de redes de mercado e de fácil acesso aos factores avançados de competitividade as empresas alcançam padrões elevados de inovação e se, com isso, obtêm maior sucesso competitivo do que as empresas que operam de forma isolada não fomentando grandes relações com o seu meio envolvente. Esta análise conduz-nos também à verificação da diferenciação territorial dos determinantes da competitividade. Com base num inquérito efectuado a empresas que se candidataram ao Regime de Incentivos às Microempresas analisámos de que modo a performance competitiva das empresas em estudo é afectada pela forma como se inserem no território.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLeal, Carla Cristina Mendes (2001). “O papel do território na competitividade das microempresas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/24671
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectTerritóriopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectMeiospt_PT
dc.subjectRedespt_PT
dc.subjectMicroempresaspt_PT
dc.subjectRIME.pt_PT
dc.titleO papel do território na competitividade das microempresaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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