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O papel do território na competitividade das microempresas

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Num contexto de globalização a redução do ciclo de vida dos produtos obriga a que as empresas, para sobreviverem no mercado, adoptem uma postura cada vez mais competitiva. Flexibilidade e inovação constituem o suporte fundamental da sua posição competitiva.No caso das microempresas, dadas as suas características, que à partida se afiguram desvantajosas, tornase ainda mais pertinente compreender de que forma podem sobreviver no mercado global. A definição do posicionamento da empresa passa pela análise dos factores que lhe permite atingir uma boa performance competitiva. Estes factores têm como elemento central a inovação, mas as características particulares de enquadramento de cada empresa, principalmente a sua forma de inserção no território, conduzem a diferentes perspectivas da forma como esta inovação pode ser gerada, o que nos leva a colocar a questão: o grau de sucesso das microempresas está relacionado com o seu modo de inserção no território? Para responder a esta questão orientámos o nosso trabalho no sentido de analisar os determinantes da competitividade, para em seguida nos concentrarmos sobre os aspectos territoriais dessa mesma competitividade, domínio em que emerge a relevância das redes que se estabelecem entre os diversos intervenientes. Pretendemos assim esclarecer se na presença de redes de mercado e de fácil acesso aos factores avançados de competitividade as empresas alcançam padrões elevados de inovação e se, com isso, obtêm maior sucesso competitivo do que as empresas que operam de forma isolada não fomentando grandes relações com o seu meio envolvente. Esta análise conduz-nos também à verificação da diferenciação territorial dos determinantes da competitividade. Com base num inquérito efectuado a empresas que se candidataram ao Regime de Incentivos às Microempresas analisámos de que modo a performance competitiva das empresas em estudo é afectada pela forma como se inserem no território.

Description

Mestrado em Economia e Gestão do Território

Keywords

Competitividade Território Inovação Meios Redes Microempresas RIME.

Pedagogical Context

Citation

Leal, Carla Cristina Mendes (2001). “O papel do território na competitividade das microempresas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão

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Instituto Superior de Economia e Gestão

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