Repository logo
 
Publication

O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, João Pedro Mendes da
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorDuarte, Nicole
dc.date.accessioned2024-05-24T10:10:14Z
dc.date.available2024-05-24T10:10:14Z
dc.date.issued2023-12
dc.date.submitted2023-05
dc.description.abstractEste estudo decorre da realização de dois estudos de aula na formação inicial de professores de uma Escola Superior de Educação em Portugal. Tem o objetivo de compreender como o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores do 2.º ciclo, no que diz respeito à discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório. O enquadramento teórico discute os principais aspetos da formação inicial de professores de Matemática, do estudo de aula, da adaptação do estudo de aula à formação inicial de professores e, por fim, da discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório. Trata-se de uma investigação que segue a abordagem qualitativa e se insere no paradigma interpretativo, segundo uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de formação inicial, constituída por dois ciclos de design. Cada um destes ciclos corresponde a um estudo de aula e seguiu as etapas fundamentais de preparação, intervenção e análise retrospetiva. Participaram no estudo quatro futuras professoras que frequentavam o mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, a professora supervisora, a professora cooperante e eu enquanto investigadora. Os dados foram recolhidos por observação com a elaboração de um diário de bordo, gravação áudio e vídeo das sessões, das entrevistas e das aulas de investigação (sendo feitas as respetivas transcrições) e recolha documental de planificações, resoluções de tarefas e reflexões escritas individualmente pelas futuras professoras. Foi realizada uma análise de conteúdo em diferentes momentos, decorrendo ao longo de diferentes fases de cada um dos dois ciclos de design. Os resultados mostram que o estudo de aula proporcionou oportunidades diversas para as futuras professoras desenvolverem o seu conhecimento. As aprendizagens mais evidentes registaram-se na preparação da discussão coletiva, relativamente ao design da aula exploratória e das tarefas, à antecipação do trabalho dos alunos, à preparação do questionamento e na fase de monitorização. A condução de discussões coletivas promoveu aprendizagens no que respeita à inclusão de respostas erradas dos alunos na discussão, à exploração de situações de desacordo e ao estabelecimento de conexões. E, nas sessões de reflexão pós-aula, refletiram sobre a sua própria prática no sentido de a melhorar. Destaca-se, nestes momentos, o desenvolvimento substancial do conhecimento das futuras professoras sobre a prática letiva, seguindo-se o conhecimento sobre os alunos.pt_PT
dc.identifier.tid101679874pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/64838
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationCentre for Studies in Education and Innovation
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectConhecimento didáticopt_PT
dc.subjectDiscussão matemática coletivapt_PT
dc.subjectEstudo de aulapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectMathematics teachingpt_PT
dc.subjectDidactic knowledgept_PT
dc.subjectWhole-class discussionpt_PT
dc.subjectLesson studypt_PT
dc.subjectInitial teacher educationpt_PT
dc.titleO estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemáticapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Studies in Education and Innovation
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05507%2F2020/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDuarte
person.givenNameNicole
person.identifier.ciencia-idD718-5FC5-D846
person.identifier.orcid0000-0001-8396-6369
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication51ad98d7-c06f-4250-8f2f-3c561ac5c5ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51ad98d7-c06f-4250-8f2f-3c561ac5c5ee
relation.isProjectOfPublication752a9077-ee37-4a73-9a41-43af4bdfc0f4
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery752a9077-ee37-4a73-9a41-43af4bdfc0f4
thesis.degree.nameTese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
scnd990026354741606_td_Nicole_Duarte.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: