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Authors
Abstract(s)
Este estudo decorre da realização de dois estudos de aula na formação inicial de professores de uma Escola Superior de Educação em Portugal. Tem o objetivo de compreender como o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores do 2.º ciclo, no que diz respeito à discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório. O enquadramento teórico discute os principais aspetos da formação inicial de professores de Matemática, do estudo de aula, da adaptação do estudo de aula à formação inicial de professores e, por fim, da discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório.
Trata-se de uma investigação que segue a abordagem qualitativa e se insere no paradigma interpretativo, segundo uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de formação inicial, constituída por dois ciclos de design. Cada um destes ciclos corresponde a um estudo de aula e seguiu as etapas fundamentais de preparação, intervenção e análise retrospetiva. Participaram no estudo quatro futuras professoras que frequentavam o mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, a professora supervisora, a professora cooperante e eu enquanto investigadora. Os dados foram recolhidos por observação com a elaboração de um diário de bordo, gravação áudio e vídeo das sessões, das entrevistas e das aulas de investigação (sendo feitas as respetivas transcrições) e recolha documental de planificações, resoluções de tarefas e reflexões escritas individualmente pelas futuras professoras. Foi realizada uma análise de conteúdo em diferentes momentos, decorrendo ao longo de diferentes fases de cada um dos dois ciclos de design.
Os resultados mostram que o estudo de aula proporcionou oportunidades diversas para as futuras professoras desenvolverem o seu conhecimento. As aprendizagens mais evidentes registaram-se na preparação da discussão coletiva, relativamente ao design da aula exploratória e das tarefas, à antecipação do trabalho dos alunos, à preparação do questionamento e na fase de monitorização. A condução de discussões coletivas promoveu aprendizagens no que respeita à inclusão de respostas erradas dos alunos na discussão, à exploração de situações de desacordo e ao estabelecimento de conexões. E, nas sessões de reflexão pós-aula, refletiram sobre a sua própria prática no sentido de a melhorar. Destaca-se, nestes momentos, o desenvolvimento substancial do conhecimento das futuras professoras sobre a prática letiva, seguindo-se o conhecimento sobre os alunos.
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Keywords
Ensino da Matemática Conhecimento didático Discussão matemática coletiva Estudo de aula Formação inicial de professores Mathematics teaching Didactic knowledge Whole-class discussion Lesson study Initial teacher education
