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dc.contributor.advisorLeite, João Miguel Sousa Carvalho Ribeiro Silva
dc.contributor.advisorFonte, Maria Manuela Afonso da, coorientadora
dc.contributor.authorMontez, Inês Sofia Azevedo Mercê
dc.date.accessioned2019-03-01T16:05:58Z
dc.date.available2019-03-01T16:05:58Z
dc.date.issued2018-07-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de apoio a projeto final de arquitetura com especialização em urbanismo, surge como o culminar de uma experiência em terras “sol nascente”. Nele são abordados temas que foram sendo descobertos à medida que se foi conhecendo o Japão e em especial Tóquio. A reflexão feita tem em conta as conexões que ligam o Japão, que ligam a cidade de Tóquio entre si e entre o mundo. Tóquio é a maior cidade do mundo e procura-se muito intimamente dar a conhecer esta realidade. Existem questões que auxiliam a compreensão deste lugar e através do desenvolvimento de conceitos, [O Percurso, A Rua, A Infraestrutura, A passagem, Os Limites e A Estação], é feita uma comparação e análise de realidades, procurando descodificar a realidade urbana de Tóquio. A Estação é o elemento edificado eleito como conector. Na estrutura urbana de Tóquio e na cultura urbana contemporânea do Japão é na estação que a maior das conexões ocorre, sociais, financeiras, urbanas, infraestruturais. Aqui conecta-se o lugar em si, entre edifícios, entre espaço público e privado, entre espaços, bairros, lugares, a cidade e o país. E a partir desta reflexão sobre a importância da estação como conexão de um todo, é realizada uma proposta de projeto num lugar que se encontra desconecto. Hamamatsucho é um lugar que se foi alterando, a sua linha de costa vai sendo alterada de aterro em aterro, e a sua forma urbana constitui-se pela adição pequenos retalhos, assim como as suas estações construídas em tempos e espaços distintos. Procura-se a oportunidade de conectar o lugar entre si e entre a cidade, tendo em conta a sua localização na Yamanote Line, a presença de jardins tradicionais, a sua frente de água, e posição privilegiada junto á ‘Tokyo Tower’ e a ‘Tokyo Bay’. Vão surgindo na solução diferentes escalas de intervenção que vão procurando a conexão de Hamamatsucho em si mesma, com a cidade e com o país.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present essay, which serves as the support for the final project in architecture with specialization in urban planning, comes to fruition representing the climax of experiences had in “the land of the rising sun”. The main themes here debated come to light due to the gradual discovery of Japan, with special focus in the life in Tokyo. This reflection takes into account connections all across Japan, connections that happen within and between Tokyo and the rest of the world. Tokyo is one of the largest cities in the world and here the pursuit is to lay bare and intimately expose this reality. There are topics that aid in the comprehension of the site and by developing concepts like The Path, The Street, The Infrastructure, The Passage, The Limits and The Station, we can compare and make a more accurate analysis of reality, seeking to decode the urban frame of Tokyo. The Station is the built element chosen and the connector. In Tokyo’s structure and in the contemporary urban culture of Japan, the biggest bulk of connections take place within the stations, whether they’re of social or financial nature, urban or infrastructural. Here you connect the place itself, between the surrounding buildings, between public and private spaces, between the vacant, districts, places, to the city and the country. It’s from these reflections about the importance of the station as the connecting element of the whole that the main project program is born; trying to connect a detached place. Hamamatsucho is place that over the years has been incongruously transformed; its stations were been built for different times and spaces and the successive earthworks have altered the coast line in a way that it’s now misshaped and full of snips. This essay strives for the opportunity to connect this place, in a coherent manner, with its surroundings and with the rest of the city; always aware of its overlapping position with the Yamanote Line, the presence of the traditional gardens, the strong proximity of the water front and its privileged position near ‘Tokyo Tower’ and ‘Tokyo Bay’. The different scales emerging from the intervention seek to reorganize the “broken” Hamamatsucho and improve its connection to the city and the country.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMONTEZ, Inês Sofia Azevedo Mercê - Conexões : o papel do edificado como articulador dos vários níveis da cidade de Tóquio : o caso de Hamamatsucho.- Lisboa, FA, 2018. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/17492
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Arquiteturapt_PT
dc.subjectConexõespt_PT
dc.subjectEstaçãopt_PT
dc.subjectRuapt_PT
dc.subjectPercursopt_PT
dc.subjectInfraestruturapt_PT
dc.subjectEspaço públicopt_PT
dc.subjectExperênciapt_PT
dc.subjectConnectionspt_PT
dc.subjectTrain stationpt_PT
dc.subjectStreetpt_PT
dc.subjectPathpt_PT
dc.subjectInfrastructurept_PT
dc.subjectPublic spacept_PT
dc.subjectExperiencept_PT
dc.titleConexõespt_PT
dc.title.alternativeO papel do edificado como articulador dos vários níveis da cidade de Tóquiopt_PT
dc.title.alternativeO caso de Hamamatsuchopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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