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Abstract(s)
No decurso do período moderno e com maior incidência no período contemporâneo, na sequência das revoluções liberais e republicanas e no quadro dos regimes democráticos actuais, os municípios constituíram e constituem instância de representação e desenvolvimento. São formados por população, território, poder administrativo e capacidade económico-financeira. Comportam poder de decisão. No campo da educação, são instâncias com legitimidade meta-educativa, nomeadamente em matéria de costumes,
cidadania, consulta e decisão, oferta escolar. São constitutivos da memória colectiva e de identidade social e individual. Este Dossier temático da Revista Sarmiento incide sobre Municípios e Educação, numa perspectiva histórico-pedagógica, transversal a diferentes países, mas centrada no município, associado aos planos local e regional. Nasce deste olhar uma universalidade proporcionada pelos Estados-Nação na construção do Ocidente Escolar. Mas a observação focada nos locais e nas regiões, representados pelos municípios em Portugal, Brasil, Espanha revela sensibilidades próprias.
Description
Keywords
Municípios Educação Espanha Brasil Portugal Educación Historia Pedagoxia Escolarización Municipios
Pedagogical Context
Citation
Magalhães, J. (2019). Municípios e Educação. Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 23, 5-10. https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5856
Publisher
Universidade da Coruña
