Publication
Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
dc.contributor.author | Aristimuño, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T15:53:16Z | |
dc.date.available | 2023-04-28T15:53:16Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.description | O IX Congresso Internacional Matéria-Prima mobilizou a participação de 70 palestrantes oriundos de diversos países de expressão ibero-americana. Com efeito tivemos a participação de 20 palestrantes do Brasil, 3 palestrantes de Espanha, 36 de Portugal, e 1 da Suíça. O congresso manteve uma continuidade de 10 anos interrompida em 2020 devido à situação pandémica COVID-19. Em 2021 quisemos regressar e optámos pela modalidade à distância, devido ao elevado grau de incerteza que então ainda se vivia. Nas atas deste congresso apresenta-se a totalidade das comunicações apresentadas segundo o programa divulgado. | pt_PT |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é refletir sobre um possível desdobramento do con- ceito de materialidade da arte no âmbito do Ensino Remoto de Emergência. Iniciamos nossa reflexão com uma conceptualização da materialidade enquanto território da arte e cultura. Em seguida, mapeamos a noção de Ensino Remoto de Emergência (ERE) no con- texto pandémico. Por fim, descrevemos dois trabalhos baseados na materialidade própria do ERE, desenvolvidos com alunos do sétimo ano, onde propomos a apropriação e a mani- pulação de retratos icónicos da cultura visual para, posteriormente, construírem-se relatos visuais pessoais a partir da linguagem do selfie. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Aristimuño, F. (2021). Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte. (comunicação) IX Congresso Internacional Matéria Prima, Faculdade de Belas Artes, Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99822-8-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/57292 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://congressomateria.belasartes.ulisboa.pt/2021_ATAS_MP.pdf | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Materialidade | pt_PT |
dc.subject | Cultura visual | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto de emergência | pt_PT |
dc.title | Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte | pt_PT |
dc.title.alternative | Mapping the materiality in art during Emergency Remote Teaching: the remixed media as a means of subjectivation and socialization through art | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 432 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 421 | pt_PT |
oaire.citation.title | IX Congresso Internacional Matéria Prima | pt_PT |
person.familyName | Aristimuño | |
person.givenName | Felipe | |
person.identifier.ciencia-id | 9B10-8B85-FA32 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7686-126X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6520389d-9bc6-4dcf-9785-8aed0b8052dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6520389d-9bc6-4dcf-9785-8aed0b8052dc |