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Authors
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Abstract(s)
O objetivo deste artigo é refletir sobre um possível desdobramento do con- ceito de materialidade da arte no âmbito do Ensino Remoto de Emergência. Iniciamos nossa reflexão com uma conceptualização da materialidade enquanto território da arte e cultura. Em seguida, mapeamos a noção de Ensino Remoto de Emergência (ERE) no con- texto pandémico. Por fim, descrevemos dois trabalhos baseados na materialidade própria do ERE, desenvolvidos com alunos do sétimo ano, onde propomos a apropriação e a mani- pulação de retratos icónicos da cultura visual para, posteriormente, construírem-se relatos visuais pessoais a partir da linguagem do selfie.
Description
O IX Congresso Internacional Matéria-Prima mobilizou a participação de 70 palestrantes oriundos de diversos países de expressão ibero-americana. Com efeito tivemos a participação de 20 palestrantes do Brasil, 3 palestrantes de Espanha, 36 de Portugal, e 1 da Suíça. O congresso manteve uma continuidade de 10 anos interrompida em 2020 devido à situação pandémica COVID-19. Em 2021 quisemos regressar e optámos pela modalidade à distância, devido ao elevado grau de incerteza que então ainda se vivia. Nas atas deste congresso apresenta-se a totalidade das comunicações apresentadas segundo o programa divulgado.
Keywords
Educação Artística Materialidade Cultura visual Ensino remoto de emergência
Pedagogical Context
Citation
Aristimuño, F. (2021). Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte. (comunicação) IX Congresso Internacional Matéria Prima, Faculdade de Belas Artes, Lisboa
Publisher
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa