Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estratégias de design na construção de narrativas expositivas. O efémero como estratégia. Feira do livro de Lisboa

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O efémero como estratégia, decorre da necessidade de dar resposta adequada a um problema específico: um 'abrigo' respondendo a diversos contextos da adversidade - catátrofes, deslocações humanas, acontecimentos lúdicos, festivos ou tematizados, eventos sociais e feiras. Os desafios colocados implicam aumentar a rapidez de execução, a facilidade de transporte e a capacidade de adaptação a soluções temporárias de natureza religiosa ou apoio ao poder político, de âmbito social, cultural ou comercial. Eventos sociais, exposições - as 'expos' - , eventos urbanos, concertos e festivais musicais, feiras de artesanato, desfiles de moda e as feiras, - como a Feira do Livro -, utilizam estruturas efémeras para uma função específica durante um tempo restrito. O seu design potencia a capacidade de tirarem partido do universo da contingência: utilizando diferentes materiais em função dos objectivos ou pela introdução de elementos inovadores, contribuem para a conceptualização e exploração dum imaginário específico. Os desenvolvimentos tecnológicos constituem hoje um domínio experimental com enorme potencial no âmbito das construções efémeras. Os modelos são melhorados, utilizam-se novos materiais e estruturas, num processo sobre o qual o design actua. Redefinem-se modelos conceptuais e metodologias de abordagem a um problema, e operacionalizam-se processos criativos que permitam colocar produtos competitivos no mercado.
The ephemeral as strategy comes from the nesessity of giving an adequate answer to a specific problem: a kind of 'shelter', providing an answer to multiple contexts of adversity-catastrophes, human displacements, festive, thematic or social events and fairs. Challenges require increasing execution time, transportation services and the capacity of adaptation to temporary solutions from religious nature or from support to political power, within the social, cultural or business scope. Social events, exhibitions - the 'Expos' -, urban events, concerts, musicals and festivals, handcraft fairs, fashion runway shows and cultural fairs, - as The Book Fair -, imply the use of ephemeral structures for a specific purpose during a certain amount of time. Its design promotes the possibility of taking advantage of the contingency universe: using different materials according to the objectives or the introduction of new elements contribute to conceptualize and explore a specific imaginary. Nowadays, the technological developments constitute an experimental domain with an enormous potential in the field of the ephemeral production. The models are improved, new material and structures are implemented in process upon which design acts. Conceptual models and problem solving methods are applied and creative processes, that allow introducing competitive products in the market, are implemented.

Description

Tese de Mestrado em Design

Keywords

Design Éfemero Módulo Estratégia Imaginário Ephemeral Strategy Imaginary

Pedagogical Context

Citation

ABREU, Fábio Duarte Teles - Estratégias de design na construção de narrativas expositivas. O efémero como estratégia. Feira do livro de Lisboa. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue