Publication
Mobilidade aƩrea interurbana de passageiros
dc.contributor.advisor | Marcelino, JosƩ Rui de Carvalho Mendes | |
dc.contributor.author | Andrade, MƔrio Mak Pedro | |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T10:46:44Z | |
dc.date.available | 2021-12-17T10:46:44Z | |
dc.date.issued | 2021-01 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Produto apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. | pt_PT |
dc.description.abstract | O aumento exponencial da população mundial traduz-se numa expansĆ£o massiva das cidades e grandes centros urbanos, existindo consequentemente cada vez mais trĆ”fego e poluição. A abertura do espaƧo aĆ©reo para um novo modo de transporte elĆ©trico, constitui uma provĆ”vel solução. Ć neste contexto que se inserem os conceitos emergentes de aeronaves VTOL (Vertical Take-Off and Landing) e, de entre estas, as eVTOL, que se destacam pelo recurso Ć propulsĆ£o elĆ©trica, menos poluente. A longo prazo, este tipo de veĆculos poderĆ” tambĆ©m contribuir para a diminuição da poluição emitida pela indĆŗstria aeronĆ”utica, atualmente responsĆ”vel por 2% das emissƵes de CO2. Nesta dissertação de Mestrado, de natureza teórico-prĆ”tica, foi desenvolvida uma proposta de veĆculo aĆ©reo autónomo de passageiros para mĆ©dias distĆ¢ncias, que responde ao atual contexto da mobilidade aĆ©rea interurbana. O desenvolvimento do projeto assenta numa metodologia mista de base qualitativa, intervencionista e nĆ£o intervencionista. Para tal, foi realizada uma pesquisa mais aprofundada nesta temĆ”tica, uma anĆ”lise de estudo de casos, aplicada a conceitos jĆ” existentes, e a elaboração de um projeto de design iterativo, com o apoio de especialistas na Ć”rea. No final, foi construĆdo um modelo representativo do projeto, para testar e avaliar o aspeto formal e funcional - incluindo modo de voo - desta proposta de design. De forma a complementar o transporte de pessoas, foi elaborado um serviƧo, que nĆ£o só facilita a deslocação atĆ© Ć s instalaƧƵes da aeronave, como a aquisição dos bilhetes | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The exponential increase of the worldwide population translates into a massive expansion of the cities and big urban centers, with consequently more traffic and pollution. The opening of airspace to a new mode of electric transport is a likely solution. This is the background of the development of the emerging concepts of VTOL aircraft (Vertical Takeoff and Landing) and, among them, the eVTOL, which stand out for their use of less polluting electric propulsion. In the long run, this type of vehicle would also contribute to a reduction in the pollution emitted by the aeronautical industry, currently accountable for 2% of the world pollution. In this Master's thesis, of a theoretical-practical nature, a proposal for an autonomous air vehicle for passenger transport for medium-distance was developed, which responds to the current context of intercity air mobility. The project's development was based on a qualitative, mixed methodology, interventionist and non-interventionist. To this end, a more in-depth research was carried out on this theme, as well as an analysis of case studies, applied to existing concepts, and the elaboration of an interactive design project, with the support of specialists in the area. In the end, a representative model of the project was built to test and evaluate the formal and functional aspect - including flight mode - of this design proposal. In order to complement the transport of people, a service was created, which not only facilitates the travel to the aircraft facilities, but also the purchase of tickets. | |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | ANDRADE, MĆ”rio Mak Pedro - Mobilidade aĆ©rea interurbana de passageiros : o design na conceção de veĆculos aĆ©reos autónomos de passageiros para mĆ©dias e longas distĆ¢ncias. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/22758 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura | pt_PT |
dc.subject | Design de produto | pt_PT |
dc.subject | Mobilidade aƩrea | pt_PT |
dc.subject | Transporte aƩreo | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Drones | pt_PT |
dc.subject | EVTOL | pt_PT |
dc.subject | Product design | pt_PT |
dc.subject | Air mobility | pt_PT |
dc.subject | Sustainability | pt_PT |
dc.title | Mobilidade aƩrea interurbana de passageiros | pt_PT |
dc.title.alternative | O design na conceção de veĆculos aĆ©reos autónomos de passageiros para mĆ©dias e longas distĆ¢ncias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Arquitetura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Mobilidade AƩria Interurbana de Passageiros_MƔrio_Andrade.pdf
- Size:
- 9 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: