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Abstract(s)
This dissertation aims to describe the role of Beethoven’s dolce indications in the
staves of a musical score. We will thus explore Beethoven’s dolce in contexts of
theoretical interpretation, performance, and critical descriptions of meaning in music.
We first will examine performance practice and Beethoven’s dolce indications in a
symphonic setting (Symphony No. 3 in E-flat Major, Op. 55, “Eroica”) and in piano
sonatas. We will highlight historical and current performance practice to find grounds
for the unique way Beethoven uses expressive indications (for example, dolce,
cantabile, and espressivo) in the staff. The second part of this dissertation will
investigate nineteenth century hermeneutics and Friedrich Daniel Ernst
Schleiermacher’s hermeneutic theory to show the resonances between the critical
activity of interpreting texts and the activity of interpreting and performing music. In
the final part of this dissertation, we will discuss a critical method developed by the
theorist, pedagogue, and music historian Adolf Bernhard Marx (1795-1866). Marx
determines this critical method in the context of how to explicate meaning in
instrumental music, which is namely through simile, symbolism, and psychological
coherence. We will conclude this dissertation by describing the importance of
material considerations in A. B. Marx’s theory of a musical Idee. Furthermore, we
will comment on the role of the Idee as a bridge between the material considerations
required for performance practice and the “spiritual” activity that is needed to explore
deeper meaning in music.
O objectivo desta tese é descrever o papel das indicações musicais, em especial de dolce, no contexto dos compassos das pautas de Beethoven. Por conseguinte, vamos analisar as indicações de dolce de Beethoven em diferentes contextos: interpretações teóricas, musicais [performance] e também descrições críticas de significado musical. Na primeira parte da tese fazemos um estudo de interpretação musical no contexto sinfónico, em particular das indicações de dolce que podemos encontrar na Sinfonia n.o 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55 “Eroica,” e ainda nas sonatas para piano de Beethoven. Analisamos as teorias históricas e actuais sobre a interpretação [performance] destas peças para desenvolver um fundamento para a tese de que Beethoven compõe usando dolce, e ainda outras indicações como cantabile e espressivo, de uma maneira única e particular. A segunda parte da tese analisa a teoria hermenêutica de Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher para demonstrar a ressonância entre uma actividade crítica textual e a actividade de interpretação musical (performance e crítica). Dedicamos a terceira parte da tese a uma explicação da teoria crítica do significado musical desenvolvida pelo historiador da música, pedagogo e teórico Adolf Bernhard Marx (1795-1866). A teoria crítica de Marx indica que o significado de música instrumental pode ser explicado através dos conceitos de símile, simbolismo e coerência psicológica. Concluímos esta tese com uma descrição da importância das considerações materiais do conceito de uma ideia musical [Idee] de A. B. Marx. No final, discutimos como considerações da matéria musical podem fazer a ponte entre a interpretação musical [performance] e a actividade espiritual necessária para estabelecer um significado profundo em música.
O objectivo desta tese é descrever o papel das indicações musicais, em especial de dolce, no contexto dos compassos das pautas de Beethoven. Por conseguinte, vamos analisar as indicações de dolce de Beethoven em diferentes contextos: interpretações teóricas, musicais [performance] e também descrições críticas de significado musical. Na primeira parte da tese fazemos um estudo de interpretação musical no contexto sinfónico, em particular das indicações de dolce que podemos encontrar na Sinfonia n.o 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55 “Eroica,” e ainda nas sonatas para piano de Beethoven. Analisamos as teorias históricas e actuais sobre a interpretação [performance] destas peças para desenvolver um fundamento para a tese de que Beethoven compõe usando dolce, e ainda outras indicações como cantabile e espressivo, de uma maneira única e particular. A segunda parte da tese analisa a teoria hermenêutica de Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher para demonstrar a ressonância entre uma actividade crítica textual e a actividade de interpretação musical (performance e crítica). Dedicamos a terceira parte da tese a uma explicação da teoria crítica do significado musical desenvolvida pelo historiador da música, pedagogo e teórico Adolf Bernhard Marx (1795-1866). A teoria crítica de Marx indica que o significado de música instrumental pode ser explicado através dos conceitos de símile, simbolismo e coerência psicológica. Concluímos esta tese com uma descrição da importância das considerações materiais do conceito de uma ideia musical [Idee] de A. B. Marx. No final, discutimos como considerações da matéria musical podem fazer a ponte entre a interpretação musical [performance] e a actividade espiritual necessária para estabelecer um significado profundo em música.
Description
Keywords
Beethoven, Ludwig van, 1770-1827 - Crítica e interpretação Schleiermacher, Friedrich, 1768-1834 - Crítica e interpretação Marx, Adolf Bernhard, 1799-1866 - Crítica e interpretação Composição (Música) Formas musicais Teoria musical Música - Filosofia e estética Teses de doutoramento - 2016
