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- Supervisão do Banco de Portugal : efeitos do mecanismo único de supervisão prudencial do Banco de PortugalPublication . Santos, Maria Teresa Janeiro Lopes dos; Saraiva, Rute Neto Cabrita e GilNa sequência da crise financeira de 2008 foi inevitável a implementação de uma nova arquitetura financeira de supervisão bancária, que irá reger a supervisão prudencial bancária na zona euro e nos países que adiram ao regime de cooperação estreita. Esta nova estrutura denomina-se União Bancária e assentará num Mecanismo Único de Supervisão, Mecanismo Único de Resolução e Mecanismo Único de Garantia de Depósitos. O primeiro pilar que foi implementado, e se encontra em funcionamento há mais de um ano, é o MUS. No entanto, a conceção e a implementação do MUS, Mecanismo Único de Supervisão bancária, não resulta nem se fundamenta em consensos, pelo contrário, suscitou debate e despoletou divergências. O facto de os três pilares não iniciarem as suas funções ao mesmo tempo conduziu-nos à conclusão de que se trata de uma fraqueza da União Bancária. Para que esta se revele capaz de concretizar os objetivos e servir os propósitos para que foi criada, é necessário que os três pilares funcionem em simultâneo e a “todo o vapor”. A base do funcionamento do MUS são a cooperação e delegação de poderes que existe entre o BCE (Banco Central Europeu) e as ANC (Autoridades Nacionais Competentes). Estes aspetos serão aprofundados em pontos que se seguem no desenvolvimento do presente trabalho. Levantam, no entanto, questões como a falta de incentivos para os bancos nacionais, originada pela perda da sua soberania. A dissertação incidirá, essencialmente, sobre o MUS e a nova arquitetura financeira dos bancos da UE e sobre o impacto que teve e tem nas ANC que, no nosso caso, diz respeito ao Banco de Portugal. Rumamos a uma era, que se espera seja mais imparcial, menos exposta a enviesamentos nacionais, mais resiliente e sem necessidade de recorrer, em caso de crise, aos fundos provenientes dos contribuintes.
- Beethoven's Dolce : interpretation, performance, and description - The case of musicPublication . Eckerson, Sara Ellen; Tamen, Miguel Bénard da CostaThis dissertation aims to describe the role of Beethoven’s dolce indications in the staves of a musical score. We will thus explore Beethoven’s dolce in contexts of theoretical interpretation, performance, and critical descriptions of meaning in music. We first will examine performance practice and Beethoven’s dolce indications in a symphonic setting (Symphony No. 3 in E-flat Major, Op. 55, “Eroica”) and in piano sonatas. We will highlight historical and current performance practice to find grounds for the unique way Beethoven uses expressive indications (for example, dolce, cantabile, and espressivo) in the staff. The second part of this dissertation will investigate nineteenth century hermeneutics and Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher’s hermeneutic theory to show the resonances between the critical activity of interpreting texts and the activity of interpreting and performing music. In the final part of this dissertation, we will discuss a critical method developed by the theorist, pedagogue, and music historian Adolf Bernhard Marx (1795-1866). Marx determines this critical method in the context of how to explicate meaning in instrumental music, which is namely through simile, symbolism, and psychological coherence. We will conclude this dissertation by describing the importance of material considerations in A. B. Marx’s theory of a musical Idee. Furthermore, we will comment on the role of the Idee as a bridge between the material considerations required for performance practice and the “spiritual” activity that is needed to explore deeper meaning in music.
- Erotismo e metáfora no discurso místico : autores portugueses do renascimento e do barrocoPublication . Magalhães, Eugénia Maria da Silva Abrantes; Ramos, José Augusto Martins; Franco, José EduardoO presente trabalho de investigação procede a uma hermenêutica de textos de autores místicos portugueses do Renascimento e Barroco, relidos à luz do erotismo e da metáfora que perpassa o relato das suas experiências místicas: o discurso, as suas categorias e a sua semântica. Erotismo e metáfora, realidades inerentes a qualquer forma de arte, impõem-se particularmente no discurso místico, nestes períodos históricos, valorizando intensamente emoções de corporalidade, a exprimir desejo de intensa relação presencial e unitiva com o divino. O estudo recai sobre nove místicos portugueses: Leão Hebreu, D. Manoel de Portugal, D. Gaspar de Leão, Frei Heitor Pinto, Frei Tomé de Jesus, Frei Amador Arrais, Frei Agostinho da Cruz, Frei António das Chagas e Padre Manuel Bernardes. Começa-se por analisar as linguagens do erótico e do metafórico do discurso místico em apreço, explorando as naturezas amatórias – o amante, o amado e o amor – e a sua inter-relação, o discurso desnudado da mística dos sentidos que resulta desta experiência em erologia discursiva, as metáforas erotizadas na dinâmica do erotismo e das naturezas amatórias. Procede-se, de seguida, a uma abordagem da sintaxe de polaridade amorosa na experiência mística portuguesa, perscrutando as agitações amorosas nas naturezas amatórias e a praxeologia das experiências erotizadas da cópula divino-humano. Apresentam-se, neste alinhamento ainda, os fundamentos e enquadramento da experiência dos místicos em estudo, a nível bíblico, teológico, antropológico e psicológico. Neste curso investigativo, apresenta-se a linguagem como logos e topos da mística, ela não é só o dizer de algo ocorrido; ela é, também, o lugar onde a experiência relacional divino-humano acontece. O vivido e o relatado do vivido pelos místicos portugueses, como desejo de uma completude absoluta, oferecem-nos uma diferenciada releitura discursiva do erótico e da metáfora. A mística surge, na sua essência e nesta releitura, como afirmação das questões atuais do humano, ao nível antropológico, político, religioso, científico, ético e quotidiano: um elenco de termos, uma estruturação discursiva, uma busca de sentido, em ordem a um neo-paradigma de léxico, de gramática e de sentido para o mundo.
- Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2Publication . Loureiro, Joana; Avelar, António M. S.Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.
