Publication
Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
| dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
| dc.contributor.author | Borralho, A. | |
| dc.contributor.author | Vale, Isabel | |
| dc.contributor.author | Gaspar, Andreia | |
| dc.contributor.author | Dias, Raquel | |
| dc.date.accessioned | 2014-01-28T11:06:40Z | |
| dc.date.available | 2014-01-28T11:06:40Z | |
| dc.date.issued | 2011-02 | |
| dc.description.abstract | O estudo que agora se apresenta neste relatório foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização. Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula. Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no NPMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis. 3 É necessário referir que não é legítimo produzir qualquer tipo de generalizações com base nos resultados deste trabalho porque nem a abordagem metodológica utilizada o permite fazer, nem era esse o seu objectivo. Porém, o estudo permite identificar um conjunto de práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores dos três ciclos do ensino básico, assim como o envolvimento e a participação dos alunos nos processos pedagógicos que, supostamente, os ajudam a aprender. Parece também importante mencionar que um conjunto de vicissitudes várias obrigou a equipa de avaliação a reorientar e readaptar a sua estratégia inicial de recolha de informação. Assim, os dados relativos aos 1o e 3o ciclos do ensino básico, foram obtidos em turmas do 4.o e do 9.o anos de escolaridade, respectivamente em 2009/2010 e 2010/2011, ainda no contexto do processo de experimentação. Os dados referentes ao 2.o ciclo, em turmas do 6.o ano de escolaridade, tiveram que ser obtidos em 2010/2011, já no contexto da generalização. Apesar das referidas vicissitudes, a equipa de avaliação considerou que tinha sido possível criar as condições indispensáveis para que, num contexto marcado pelo NPMEB, o estudo pudesse evidenciar práticas de ensino e de avaliação de professores do ensino básico e dinâmicas de envolvimento e de participação dos alunos nos processos de aprendizagem. Nesse sentido, pareceu ser possível proporcionar informações avaliativas credíveis e úteis capazes de poder apoiar decisões relativas ao desenvolvimento do NPMEB nas escolas com ensino básico. | por |
| dc.description.sponsorship | Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular | por |
| dc.identifier.citation | Fernandes, D., Borralho, A., Vale, I., Gaspar, A. & Dias, R. (2011). Ensino, avaliação e participação dos alunos em contextos de experimentação e generalização do novo programa de matemática do ensino básico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/10312 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | no | por |
| dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | por |
| dc.subject | Avaliação educacional | por |
| dc.subject | Avaliação de programas | por |
| dc.subject | Avaliação de projetos | por |
| dc.subject | Didática da matemática | por |
| dc.subject | Ensino básico | por |
| dc.subject | Desenvolvimento curricular | por |
| dc.subject | Ensino | por |
| dc.subject | Avaliação das aprendizagens | por |
| dc.subject | Participação dos alunos | por |
| dc.title | Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico | por |
| dc.type | report | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| person.familyName | Fernandes | |
| person.familyName | Borralho | |
| person.givenName | Domingos | |
| person.givenName | Antonio | |
| person.identifier.ciencia-id | 5517-C041-990A | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-6278-2958 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | report | por |
| relation.isAuthorOfPublication | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 | |
| relation.isAuthorOfPublication | cee576c6-99c0-4011-95bf-6bbf80688baa | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cee576c6-99c0-4011-95bf-6bbf80688baa |
