Browsing by Issue Date, starting with "2011-02"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Níveis de satisfação com aspectos do trabalho e percursos profissionais de trabalhadores na Agência AmoreirasPublication . Crespo, Maria Elisabete Montez; Kovács, IlonaO objectivo desta investigação é oferecer uma visão sobre trabalho temporário, nomeadamente percursos profissionais (com criação de uma tipologia) e satisfação no trabalho de trabalhadores temporários, relativamente a determinados aspectos do trabalho Trata-se de uma análise que incidiu sobre os trabalhadores afectos a uma agência de uma empresa de trabalho temporário. Recorreu-se ao apoio teórico em literatura sobre a temática do "trabalho temporário" no contexto das formas flexíveis de emprego, à temática da "satisfação no trabalho", "gestão de carreiras" e "percursos profissionais". A recolha dos dados primários realizou-se através da aplicação de inquérito por questionário. Na análise dos "níveis de satisfação com aspectos do trabalho" foi introduzida a variável mediadora "importância atnbuida aos aspectos do trabalho". Os trabalhadores revelaram que atribuem níveis de importância supenores aos níveis de satisfação sentidos, em todos os aspectos, â excepção das "relações com colegas, subordinados e superiores" - o actual emprego não cumpre as suas expectativas. Na análise dos "percursos profissionais'' conclui-se que o trabalho temporário pode funcionar como uma via de acesso para a integração no mercado de trabalho, mas que maioritariamente não entra no percurso laboral como opção. Criam-se percursos flexíveis por inevitabilidade, com registo de rotações de emprego nos últimos anos, remunerações médias a baixas, situações de emprego por necessidade, sem investimento nas qualificações profissionais e ocupações pouco qualificadas e pouca confiança no futuro profissional Pode dizer-se que se sente a ausência de práticas de gestão de carreiras da empresa para com estes trabalhadores
- Tabelas de Turnover : rotação de trabalhadores na bancaPublication . Catarino, Hugo Luís Quintanilha; Simões, Onofre Alves; Gonçalves, Pedro José P. R. da SilvaNa avaliação das responsabilidades de planos de pensões de benefício definido surge frequentemente a necessidade de utilização de tabelas de Turnover. Isso também acontece quando se consideram os planos constituídos para garantir as pensões de reforma dos trabalhadores da banca. O objectivo em vista é evitar um sobrefinanciamento dos fundos de pensões respectivos, uma vez que a transferência de direitos adquiridos não é uma prática comum em tais situações. A ideia deste trabalho surgiu na sequência de uma auditoria efectuada à Avaliação Actuarial de um Associado de uma Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, ocasião em que foi levantada a questão relativamente ao uso da tabela de Turnover MSSL-M, de utilização bastante generalizada, em vez de uma tabela baseada na experiência do próprio Associado (Plano MCA). Os dados disponibilizados pelo Departamento de Recursos Humanos reflectem a população existente no fundo desse Associado de 31 de Dezembro de 2002 a 31 de Dezembro de 2009, sendo possível distinguir as saídas voluntárias de outras situações, tais como passagens à reforma, despedimentos, não renovações de contratos, falecimentos ou outros. Pretende-se com o presente projecto fazer um levantamento da literatura sobre o tema, aliás bastante escassa, e tratar algumas das dificuldades associadas à utilização das tabelas de Turnover, desde a sua construção até ao impacto que possam ter no cálculo das responsabilidades. De seguida, procurará também construir-se uma tabela de Turnover baseada na experiência do Associado em causa, que possa ser utilizada como pressuposto para o Plano MCA. São adoptadas duas metodologias diferentes, tendo em atenção dois dos mais relevantes trabalhos publicados e, a finalizar, faz-se uma análise de resultados.
- Edifício (mono)matéria. A percepção da madeiraPublication . Teves, Juliana Simões; Mateus, Nuno Miguel Feio RibeiroPretende-se, através deste Relatório de Final de Mestrado, estudar a madeira e seus potenciais no campo da percepção, da estética e da técnica enquanto único material a ser utilizado na concepção do projecto final. Quer-se perceber que vantagens e contradições esta utilização traz na compreensão funcional, formal e de percepção tanto do edifício em si, na sua escala urbana, como dos seus espaços interiores. Intenta-se provar que os materiais escolhidos, como são tratados e como se os combina têm grande influência na forma como se experiência a arquitectura. Muitas vezes a resposta mais assertiva está no uso de técnicas e materiais ditos tradicionais de uma forma consciente, em prol de uma arquitectura que deve ser tratada para responder às necessidades contemporâneas e não a egos ou a uma sede desmesurada de explorar vários ou novos materiais com o intuito de enganar com impressões em vez de conquistar com experiências devidas. Acredita-se que less continua a ser more.
- Trabalho emocional e horários flexíveis: (contra)tempos profissionais, familiares e pessoais - o caso dos/as tripulantes de cabinePublication . Loureiro, Maria Catarina Godinho de Carvalho Rodrigues Maia de; Casaca, Sara FalcãoO sector dos serviços encontra-se mais competitivo do que nunca e os/as consumidores/as estão cada vez mais exigentes. Em muitos segmentos de actividade, verifica-se uma economia a funcionar durante 24 horas, que assenta na flexibilidade contratual e de tempo de trabalho, assim como em competências emocionais e na disponibilidade por parte da força de trabalho. No entanto, esta tendência não está isenta de custos profissionais, pessoais e familiares para os/as trabalhadores/as envolvidos/as. Este trabalho pretende analisar a relação do trabalho emocional inerente à profissão de tripulantes de cabine e da irregularidade dos tempos de trabalho com os consequentes (contra)tempos profissionais, familiares e pessoais daí decorrentes. Partindo de uma visão não determinista, argumenta-se que a ambiguidade de emoções na relação com os/as clientes (passageiros/as) pode levar a que o trabalho emocional seja vivenciado tanto como penoso como gratificante. As políticas e medidas facilitadoras da conciliação, a dimensão menos prescritiva por parte das empresas e o apoio das chefias são tidos como factores moderadores importantes da vivência do trabalho emocional. O trabalho empírico incide, assim, sobre a profissão de tripulantes de cabine e articula a análise quantitativa (informação recolhida por inquérito por questionário) com a análise qualitativa (entrevistas em profundidade).
- Mobilidade dos Investigadores em Biomedicina - Estudo de Caso num Instituto de Investigação PortuguêsPublication . Oliveira, Ana Cristina Leite; Bento, SofiaA pesquisa desenvolvida, no âmbito do mestrado, visa estudar a mobilidade dos cientistas enquanto dimensão chave do processo de produção e circulação de conhecimento. A formação de recursos humanos em ciência e a mobilidade desses recursos são, actualmente, questões prioritárias nas agendas políticas nacionais e internacionais. O fenómeno da mobilidade não é contudo linear. A mobilidade é actualmente apresentada como um mecanismo útil e encorajador de excelência e mecanismo decisivo para a difusão do conhecimento e sua integração nos Sistemas Nacionais de Inovação (CEC, 2001), onde o impacto do desenvolvimento e incorporação de recursos humanos altamente qualificados em ciência e tecnologia tem vindo a ser, nas últimas décadas, um factor de crescente valor estratégico (Godinho, 1999). Com este quadro de referência procura-se explorar a mobilidade científica enquanto fenómeno multi-dimensional e multi-direccional e a sua relação com a produtividade, enquanto activo económico. Nesta dissertação é explanado o mapeamento do fenómeno da mobilidade, enquanto objecto de análise das ciências sociais, sendo um objectivo expresso desta tese demonstrar tanto o carácter complexo do fenómeno como as várias dimensões em jogo. É também corpo desta dissertação mostrar a utilidade e a necessidade de uma aproximação empírica da abordagem. Tendo em conta o carácter pouco explorado do fenómeno, avança-se com um de estudo de caso que utiliza uma abordagem exploratória. A recolha de dados utilizados assenta em Curricula Vitae (CVs) de investigadores e em entrevistas biográficas. O objectivo final deste estudo é contribuir com conhecimento empírico, relativo ao caso português, sobre as trajectórias de mobilidade dos investigadores, abordando as motivações individuais dos actores inerentes às suas opções de mobilidade, e sobre a relação entre a mobilidade e produtividade científica.
- O mercado de influência das Crianças na compra de GadgetsPublication . Rodrigues, Vanessa Valença; Farinha, Isabel Maria Bernardo PereiraDiversos estudos demonstraram que as crianças exercem uma grande influência em produtos para o seu próprio consumo, bem como, produtos para consumo em família. A partir desta permissa, o presente estudo averigua de que forma as crianças aprendem a consumir, que relações têm com as marcas e como influenciam a compra dos seguintes produtos: Telemóveis, MP3/MP4 e Computadores Portáteis. Para efeito do estudo foram realizados 135 inquéritos a crianças dos 10 aos 12 anos em três colégios do país. Com intuito de analisar os dados obtidos foram utilizados testes não paramétricos, nomeadamente a Correlação Linear de Spearman, onde se analisou o p-value bem como o coeficiente de correlação. Os resultados demonstraram que a publicidade não actua exclusivamente no impacto deste target, os amigos têm um papel curcial na decisão. A importância que dão às marcas, está relacionada com o sentimento de pertença a um certo grupo. Existindo a necessidade de imitar os outros independentemente da marca. As crianças têm percepção de influência que exercem, utilizando várias estrátegias e participam no processo de compra de forma diferente consoante os produtos.
- Critérios qualitativos na atribuição de rating : importância dada pelos bancos e impacto nas PMEPublication . Silva, Gonçalo Francisco de Oliveira Vilela da; Vaz, Jorge Landeiro deA implementação do Acordo Basileia II leva a uma uniformização nos modelos de gestão e de supervisão criando, assim, condições de maior equidade no mercado bancário. O Novo Acordo de Capital traça linhas concretas no que concerne à gestão de riscos e designadamente à gestão do risco de crédito. Define, em sequência disto, um nível mínimo de solvabilidade de 8% que deverá ser cumprido e o qual representa um nível considerado adequado de exposição ao risco. Para a obtenção deste nível mínimo de capital os bancos têm à sua disposição três métodos de classificação de clientes. Estes métodos diferem no grau de autonomia que é directamente proporcional à sofisticação e à complexidade dos mesmos. No entanto, os ratings atribuídos não são apenas relacionados com modelos estatísticos da carteira e têm em conta o tipo de cliente e a sua situação perante o mercado e perante o banco. Assim, os modelos de rating são alimentados por informação externa recolhida junto de outras entidades ou directamente junto das empresas clientes. O estudo desenvolvido pretende perceber quais os critérios qualitativos que os bancos utilizam, directamente relacionados com a informação recolhida junto das empresas e qual o impacto desses critérios nas decisões de crédito. Os resultados permitem concluir uma utilização diversa dos métodos disponibilizados por Basileia II, mas com uma tendência de homogeneização para o Método IRB Foundation. É ainda possível perceber que os critérios qualitativos, apesar de serem a parte menos significativa do rating, apresentam alguma expressão e mesmo capacidade para poderem influenciar a atribuição do mesmo. Têm as empresas o ónus de fornecer atempadamente a informação pretendida pelos bancos, podendo com isso beneficiar de uma participação mais activa na discussão das condições de crédito e ajudar à atribuição do seu próprio rating.
- Estratégias de modelação 3D de contextos arquitectónicos, a partir de varrimento laser 3DPublication . Lima, Pedro Duarte Ramos Cecília Rebocho; Agostinho, Francisco José de Almeida SantosA seguinte Dissertação tem como objectivo investigar as vantagens do Varrimento Laser 3D, de maneira a justificar a sua importância na restituição, recuperação, modelação, projecto e rentabilização no campo da Arquitectura. Serão explicados os Estados-de-Arte da tecnologia de Varrimento Laser 3D, bem como da Prototipagem Rápida. É importante investigar as vantagens que estas tecnologias trazem à produção/projecto de Arquitectura, assim como o estudo através do meio digital para melhor entender a Arquitectura produzida pelo Homem ao longo do tempo. O Varrimento Laser 3D, também apelidado de ‘Engenharia Reversa’, está mais direccionado para a restituição e recuperação de património arquitectónico. A Prototipagem Rápida, por outro lado, visa rentabilizar tempo na produção e projecto de arquitectura. Porém, não obrigatoriamente, estas duas tecnologias podem estabelecer um percurso contínuo de estudo de objectos arquitectónicos, cruzando informação histórica, popular ou mística. Será dado um exemplo prático de um percurso que engloba estas duas tecnologias, desde a informação extraída de um objecto arquitectónico real, o seu tratamento em ambiente digital, até à sua fabricação numa pequena escala.
- Envolvimento multifacetado da China em AngolaPublication . Morais, Hugo André Pires Miranda; Silva, Joaquim RamosDepois de três décadas de crescimento económico, uma acelerada urbanização e mudanças nos padrões de consumo a China trocou a posição de maior exportador de petróleo do Leste Asiático (1980) para o de terceiro maior importador mundial, atrás dos Estados Unidos e do Japão. Esta mudança altera a forma como a China se relaciona com os outros países. Desde o Governo de Deng Xiaoping (depois de 1970s) que a sua política externa passou a ficar subordinada à estratégia de desenvolvimento do país. A natureza do envolvimento chinês em África aglomera uma multiplicidade de interesses e interliga várias considerações tácticas e estratégicas. A coligação de investimentos em diferentes sectores permitiu o acesso a um conjunto de oportunidades, antes do conhecimento público de outros actores. Como resultado, existem países a expressar ansiedade e preocupação com a escala de actividades da China no continente africano. Esta situação torna¬se mais evidente em Angola, onde existe um longo historial de interligação de redes de relacionamento. A complexidade e o crescimento acelerado da relação originaram análises muito enfatizadas em aspectos sectoriais. Uma indagação mais abrangente e profunda proporcionará a compreensão necessária para avaliar diversas abordagens. Contudo, a prioridade chinesa é o petróleo, mas as construtoras são a face da internacionalização da China em Angola. As suas operações privilegiam a cedência de empréstimos em contrapartida do acesso a recursos energéticos. Existem indícios que estão de acordo com as motivações chinesas, mas as implicações económicas e sociais para Angola são muito diversificadas, não existindo uma avaliação unânime. A identificação dos principais parâmetros desta discórdia é outro dos assuntos elaborados ao longo da dissertação.
- Espaço natural de transição.Integração da componente natural em modelos de cidades compactaPublication . Almeida, Maria Inês Pedro de; Mateus, Nuno Miguel Feio RibeiroO presente relatório final de projecto tem como objecto de estudo o Espaço Natural de Transição e de que forma é que a componente natural, integrada em modelos de cidades compactas, pode contribuir para um futuro desenvolvimento sustentável das cidades. O crescimento do meio urbano está intimamente relacionado com os processos de fixação de população nas cidades, induzidas por constantes mutações que a humanidade tem enfrentado ao longo dos tempos. No entanto, este crescimento urbano nem sempre tem sido feito segundo um trabalho de planeamento urbano cuidado, o que tem tido como consequência, o desenvolvimento de cidades cada vez mais descaracterizadas, descompactadas e diluídas no território, repletas de rupturas, obstáculos e vazios expectantes. Esta situação acarreta consigo diversos problemas de mobilidade, poluição atmosférica e consumos, tanto energéticos e de recursos, como também de tempo. Este projecto tem como pressuposto base, a tentativa de contrariar o fenómeno de “sprawl” urbano intensificado nas últimas décadas, assentando pelo contrário, na ideia de compactação, densificação e modernização urbana. Propõe-se então, a construção de modelos de cidades compactas que, por um lado privilegiem a aproximação de usos habitacionais, trabalho, educacionais, culturais e de lazer e que por outro, integrem a componente natural de forma generosa no tecido da cidade, sem que esta surja como um elemento de ruptura, mas sim como um Espaço Natural de Transição. Defende-se que este poderá ser um possível caminho para um futuro mais sustentável das cidades do amanhã, onde a população possa atingir, de forma plena, níveis de vida que correspondam às suas necessidades e aspirações.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
