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A influĂȘncia relativa dos ideais no sucesso escolar e nas escolhas escolares e vocacionais em jovens, do 9Âș ano de escolaridade
| datacite.subject.fos | DomĂnio/Ărea cientĂfica::CiĂȘncias Sociais::Psicologia | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Matos, Manuel, 1943- | |
| dc.contributor.author | Abel, Paula Maria Mateus, 1965- | |
| dc.date.accessioned | 2018-05-10T21:00:29Z | |
| dc.date.available | 2018-05-10T21:00:29Z | |
| dc.date.issued | 2001 | |
| dc.description | Tese de mestrado em Psicologia ClĂnica, apresentada Ă Universidade de Lisboa atravĂ©s da Faculdade de Psicologia e de CiĂȘncias da Educação, 2001 | pt_PT |
| dc.description.abstract | O objectivo deste trabalho Ă© tentar aprofundar um pouco mais a compreensĂŁo dos aspectos formativos do desenvolvimento do adolescente, nomeadamente o da influĂȘncia do Eu Real e do Ideal do Eu (respectivamente realidade e idealidade) no processo escolar do sucesso, insucesso, bem como das escolhas escolares e profissionais, em jovens que frequentam o 9° ano de escolaridade. Este perĂodo parece-nos pertinente porque consideramos esta etapa como uma fase de transição e conclusĂŁo de um ciclo de vida e inĂcio de uma nova fase, fase essa de tomadas de decisĂŁo, de escolhas a nĂvel escolar e profissional e de construção de um projecto de vida. Com este propĂłsito, pareceu-nos importante procedermos Ă revisĂŁo de alguns conceitos fundamentais. Começamos por analisar o processo da adolescĂȘncia diferenciando-o da puberdade, nĂŁo desligando um processo do outro, vendo, antes, ambos como inseparĂĄveis e complementares no processo de desenvolvimento do adolescente. Focamos ainda os processos de identificação e da formação da identidade como fenĂłmenos da adolescĂȘncia, de que decorre a consciĂȘncia progressiva da necessidade de organizar o mundo interno. Ă partir desta organização interna que o adolescente reestrutura o auto-conceito e a auto-estima como factores dinamizadores e que influenciam o comportamento, nomeadamente ao nĂvel do sucesso/insucesso escolar e do processo das escolhas vocacionais. Fazemos referĂȘncia a alguns estudos cientĂficos, que diferindo nos resultados obtidos e nas conclusĂ”es finais, nos permitissem perceber um pouco a dialĂ©ctica desses resultados com o objectivo de caracterizar a nossa população. A segunda parte aborda aspectos metodolĂłgicos do presente trabalho de investigação, com colocação das hipĂłtese do nosso trabalho, bem como a descrição da estratĂ©gia metodolĂłgica escolhida. A terceira parte Ă© constituĂda pela apresentação dos dados obtidos na parte experimental do trabalho, tendo-se iniciando a descrição de dados referentes Ă população, seguindo-se a exploração dos dados estatĂsticos e verificação das hipĂłteses colocadas. SĂŁo apresentados ainda os dados recolhidos relativamente Ă discrepĂąncia entre o Eu Real e o Eu Ideal nas situaçÔes de sucesso/insucesso e escolhas escolares e profissionais adaptadas ou nĂŁo. Na quarta parte apresentamos a leitura dos resultados, tendo por base os pressupostos teĂłricos e, numa Ășltima parte, apresentam-se as conclusĂ”es Ă s quais foi possĂvel chegar com a investigação efectuada. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/33324 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Orientação profissional | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento dos adolescentes | pt_PT |
| dc.subject | Formação da identidade | pt_PT |
| dc.subject | 9Âș ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.subject | Escolhas escolares | pt_PT |
| dc.subject | Escolhas profissionais | pt_PT |
| dc.subject | Teses de mestrado - 2001 | pt_PT |
| dc.title | A influĂȘncia relativa dos ideais no sucesso escolar e nas escolhas escolares e vocacionais em jovens, do 9Âș ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |
