Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia relativa dos ideais no sucesso escolar e nas escolhas escolares e vocacionais em jovens, do 9Âș ano de escolaridade

datacite.subject.fosDomĂ­nio/Área cientĂ­fica::CiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Manuel, 1943-
dc.contributor.authorAbel, Paula Maria Mateus, 1965-
dc.date.accessioned2018-05-10T21:00:29Z
dc.date.available2018-05-10T21:00:29Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionTese de mestrado em Psicologia ClĂ­nica, apresentada Ă  Universidade de Lisboa atravĂ©s da Faculdade de Psicologia e de CiĂȘncias da Educação, 2001pt_PT
dc.description.abstractO objectivo deste trabalho Ă© tentar aprofundar um pouco mais a compreensĂŁo dos aspectos formativos do desenvolvimento do adolescente, nomeadamente o da influĂȘncia do Eu Real e do Ideal do Eu (respectivamente realidade e idealidade) no processo escolar do sucesso, insucesso, bem como das escolhas escolares e profissionais, em jovens que frequentam o 9° ano de escolaridade. Este perĂ­odo parece-nos pertinente porque consideramos esta etapa como uma fase de transição e conclusĂŁo de um ciclo de vida e inĂ­cio de uma nova fase, fase essa de tomadas de decisĂŁo, de escolhas a nĂ­vel escolar e profissional e de construção de um projecto de vida. Com este propĂłsito, pareceu-nos importante procedermos Ă  revisĂŁo de alguns conceitos fundamentais. Começamos por analisar o processo da adolescĂȘncia diferenciando-o da puberdade, nĂŁo desligando um processo do outro, vendo, antes, ambos como inseparĂĄveis e complementares no processo de desenvolvimento do adolescente. Focamos ainda os processos de identificação e da formação da identidade como fenĂłmenos da adolescĂȘncia, de que decorre a consciĂȘncia progressiva da necessidade de organizar o mundo interno. É partir desta organização interna que o adolescente reestrutura o auto-conceito e a auto-estima como factores dinamizadores e que influenciam o comportamento, nomeadamente ao nĂ­vel do sucesso/insucesso escolar e do processo das escolhas vocacionais. Fazemos referĂȘncia a alguns estudos cientĂ­ficos, que diferindo nos resultados obtidos e nas conclusĂ”es finais, nos permitissem perceber um pouco a dialĂ©ctica desses resultados com o objectivo de caracterizar a nossa população. A segunda parte aborda aspectos metodolĂłgicos do presente trabalho de investigação, com colocação das hipĂłtese do nosso trabalho, bem como a descrição da estratĂ©gia metodolĂłgica escolhida. A terceira parte Ă© constituĂ­da pela apresentação dos dados obtidos na parte experimental do trabalho, tendo-se iniciando a descrição de dados referentes Ă  população, seguindo-se a exploração dos dados estatĂ­sticos e verificação das hipĂłteses colocadas. SĂŁo apresentados ainda os dados recolhidos relativamente Ă  discrepĂąncia entre o Eu Real e o Eu Ideal nas situaçÔes de sucesso/insucesso e escolhas escolares e profissionais adaptadas ou nĂŁo. Na quarta parte apresentamos a leitura dos resultados, tendo por base os pressupostos teĂłricos e, numa Ășltima parte, apresentam-se as conclusĂ”es Ă s quais foi possĂ­vel chegar com a investigação efectuada.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/33324
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrientação profissionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento dos adolescentespt_PT
dc.subjectFormação da identidadept_PT
dc.subject9Âș ano de escolaridadept_PT
dc.subjectEscolhas escolarespt_PT
dc.subjectEscolhas profissionaispt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2001pt_PT
dc.titleA influĂȘncia relativa dos ideais no sucesso escolar e nas escolhas escolares e vocacionais em jovens, do 9Âș ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfp012985_tm.pdf
Size:
5.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: