| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 5.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste trabalho Ă© tentar aprofundar um pouco mais a compreensĂŁo dos
aspectos formativos do desenvolvimento do adolescente, nomeadamente o da
influĂȘncia do Eu Real e do Ideal do Eu (respectivamente realidade e idealidade) no
processo escolar do sucesso, insucesso, bem como das escolhas escolares e
profissionais, em jovens que frequentam o 9° ano de escolaridade. Este perĂodo
parece-nos pertinente porque consideramos esta etapa como uma fase de transição e conclusĂŁo de um ciclo de vida e inĂcio de uma nova fase, fase essa de tomadas de
decisĂŁo, de escolhas a nĂvel escolar e profissional e de construção de um projecto de
vida.
Com este propĂłsito, pareceu-nos importante procedermos Ă revisĂŁo de alguns
conceitos fundamentais. Começamos por analisar o processo da adolescĂȘncia
diferenciando-o da puberdade, nĂŁo desligando um processo do outro, vendo, antes,
ambos como inseparĂĄveis e complementares no processo de desenvolvimento do
adolescente.
Focamos ainda os processos de identificação e da formação da identidade como
fenĂłmenos da adolescĂȘncia, de que decorre a consciĂȘncia progressiva da necessidade
de organizar o mundo interno.
à partir desta organização interna que o adolescente reestrutura o auto-conceito e a
auto-estima como factores dinamizadores e que influenciam o comportamento,
nomeadamente ao nĂvel do sucesso/insucesso escolar e do processo das escolhas
vocacionais. Fazemos referĂȘncia a alguns estudos cientĂficos, que diferindo nos
resultados obtidos e nas conclusÔes finais, nos permitissem perceber um pouco a
dialéctica desses resultados com o objectivo de caracterizar a nossa população.
A segunda parte aborda aspectos metodológicos do presente trabalho de investigação,
com colocação das hipótese do nosso trabalho, bem como a descrição da estratégia
metodolĂłgica escolhida.
A terceira parte Ă© constituĂda pela apresentação dos dados obtidos na parte
experimental do trabalho, tendo-se iniciando a descrição de dados referentes Ă
população, seguindo-se a exploração dos dados estatĂsticos e verificação das hipĂłteses
colocadas. SĂŁo apresentados ainda os dados recolhidos relativamente Ă discrepĂąncia
entre o Eu Real e o Eu Ideal nas situaçÔes de sucesso/insucesso e escolhas escolares e
profissionais adaptadas ou nĂŁo.
Na quarta parte apresentamos a leitura dos resultados, tendo por base os pressupostos
teĂłricos e, numa Ășltima parte, apresentam-se as conclusĂ”es Ă s quais foi possĂvel
chegar com a investigação efectuada.
Description
Tese de mestrado em Psicologia ClĂnica, apresentada Ă Universidade de Lisboa atravĂ©s da Faculdade de Psicologia e de CiĂȘncias da Educação, 2001
Keywords
Orientação profissional Desenvolvimento dos adolescentes Formação da identidade 9Âș ano de escolaridade Escolhas escolares Escolhas profissionais Teses de mestrado - 2001
