Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influĂȘncia relativa dos ideais no sucesso escolar e nas escolhas escolares e vocacionais em jovens, do 9Âș ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfp012985_tm.pdf5.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objectivo deste trabalho Ă© tentar aprofundar um pouco mais a compreensĂŁo dos aspectos formativos do desenvolvimento do adolescente, nomeadamente o da influĂȘncia do Eu Real e do Ideal do Eu (respectivamente realidade e idealidade) no processo escolar do sucesso, insucesso, bem como das escolhas escolares e profissionais, em jovens que frequentam o 9° ano de escolaridade. Este perĂ­odo parece-nos pertinente porque consideramos esta etapa como uma fase de transição e conclusĂŁo de um ciclo de vida e inĂ­cio de uma nova fase, fase essa de tomadas de decisĂŁo, de escolhas a nĂ­vel escolar e profissional e de construção de um projecto de vida. Com este propĂłsito, pareceu-nos importante procedermos Ă  revisĂŁo de alguns conceitos fundamentais. Começamos por analisar o processo da adolescĂȘncia diferenciando-o da puberdade, nĂŁo desligando um processo do outro, vendo, antes, ambos como inseparĂĄveis e complementares no processo de desenvolvimento do adolescente. Focamos ainda os processos de identificação e da formação da identidade como fenĂłmenos da adolescĂȘncia, de que decorre a consciĂȘncia progressiva da necessidade de organizar o mundo interno. É partir desta organização interna que o adolescente reestrutura o auto-conceito e a auto-estima como factores dinamizadores e que influenciam o comportamento, nomeadamente ao nĂ­vel do sucesso/insucesso escolar e do processo das escolhas vocacionais. Fazemos referĂȘncia a alguns estudos cientĂ­ficos, que diferindo nos resultados obtidos e nas conclusĂ”es finais, nos permitissem perceber um pouco a dialĂ©ctica desses resultados com o objectivo de caracterizar a nossa população. A segunda parte aborda aspectos metodolĂłgicos do presente trabalho de investigação, com colocação das hipĂłtese do nosso trabalho, bem como a descrição da estratĂ©gia metodolĂłgica escolhida. A terceira parte Ă© constituĂ­da pela apresentação dos dados obtidos na parte experimental do trabalho, tendo-se iniciando a descrição de dados referentes Ă  população, seguindo-se a exploração dos dados estatĂ­sticos e verificação das hipĂłteses colocadas. SĂŁo apresentados ainda os dados recolhidos relativamente Ă  discrepĂąncia entre o Eu Real e o Eu Ideal nas situaçÔes de sucesso/insucesso e escolhas escolares e profissionais adaptadas ou nĂŁo. Na quarta parte apresentamos a leitura dos resultados, tendo por base os pressupostos teĂłricos e, numa Ășltima parte, apresentam-se as conclusĂ”es Ă s quais foi possĂ­vel chegar com a investigação efectuada.

Description

Tese de mestrado em Psicologia ClĂ­nica, apresentada Ă  Universidade de Lisboa atravĂ©s da Faculdade de Psicologia e de CiĂȘncias da Educação, 2001

Keywords

Orientação profissional Desenvolvimento dos adolescentes Formação da identidade 9Âș ano de escolaridade Escolhas escolares Escolhas profissionais Teses de mestrado - 2001

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License