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Research Project
Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
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A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
Publication . Santos, Filipe Manuel Ferreira dos; Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Este trabalho foi elaborado para conclusão do mestrado de ensino de economia e contabilidade, no âmbito da unidade curricular Iniciação à Prática Profissional IV do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
O trabalho foi desenvolvido na escola secundária António Sérgio, localizada em Vila Nova de Gaia, numa turma do 11º ano do curso técnico de receção. O tema escolhido para ser desenvolvido foi a utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional.
O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema, de forma a obter suporte teórico para fundamentar a parte prática que se viria a desenvolver. Seguidamente, foi construído um site que passou a ser o foco de todo o trabalho desenvolvido na escola.
Foram então realizadas planificações de todo o trabalho, tendo as mesmas sido cumpridas, o que permitiu a obtenção de bons resultados.
O uso de tecnologias no ensino profissional foi uma mais valia pois cativou o interesse e a motivação dos alunos para as tarefas propostas.
No decorrer deste ano letivo uma primeira parte incidiu sobre o módulo seis e uma segunda parte sobre o módulo 8 da disciplina de economia, tendo sido este o centro principal deste trabalho.
Um estudo com base no modelo TPACK : análise das percepções docentes na Escola Amando de Oliveira
Publication . Raimundo, Emerson dos Santos, 1986-; Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
No âmbito da área temática relacionada com as TIC na Educação, esta pesquisa
buscou elaborar um panorama sobre a utilização das TIC na escola Amando de Oliveira a
partir da perspectiva docente. Partiu-se do pressuposto que as questões estruturais e
condições de trabalho limitam esta integração e estruturou-se a investigação numa pesquisa
quantitativa, utilizando-se para isso um questionário baseado no modelo TPACK (TPACK,
Mishra & Koehler, 2006; Koehler, Mishra & Cain, 2013) para mensurar a perceção dos
professores relativamente à integração das tecnologias, a fim de propor a implementação de
formações contínua baseadas nos dados encontrados.
Portanto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a perceção do quadro docente da
Escola Amando de Oliveira relativamente à utilização das tecnologias, nomeadamente nas
seguintes dimensões: Conceção e Planificação; Utilização nas práticas; Ética e Proeficiência.
O estudo concluiu que os professores da Escola Amando de Oliveira apresentam um
nível médio das dimensões analisadas, com as maiores dificuldades voltadas para os Fatores
Proficiência e Esforço. Os dados indicaram igualmente a dificuldade do quadro docente em
lidar com questões individuais dos alunos, tanto em relação à estrutura quanto aos métodos
pedagógicos na utilização das TIC.
Mobile learning e programação : o desenvolvimento de apps como metodologia para a aprendizagem da programação em contexto universitário
Publication . Andrade, Elizabeth Alves; Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
No processo de aprendizagem da programação no ensino superior tem-se verificado que os estudantes apresentam múltiplas dificuldades, nomeadamente, limitadas competências associadas à resolução de problemas, raciocínio lógico, poucos conhecimentos de matemática, falta de motivação para aprendizagem de conteúdos de elevada complexidade e nível de abstração. O método de ensino tradicional utilizado pelos professores e uso de linguagens de programação com sintaxes complexas são também apontadas como outras dificuldades na iniciação a esta aprendizagem. Este estudo, ligado à utilização do mobile learning como meio de auxílio à aprendizagem da programação, justifica-se, por um lado pelo aumento e uso considerável do número de dispositivos móveis e aplicações por parte dos públicos mais jovens e por outro, pelo crescente número de oportunidades que vão surgindo para a efetiva utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem e no futuro mercado de trabalho. Pretende assim propor uma nova metodologia para a aprendizagem de programação em contexto universitário integrando conteúdos da programação mobile através de resolução de problemas ligados a exemplos do quotidiano dos estudantes. Assume-se como objetivos: i) identificar as dificuldades na aprendizagem da programação; ii) analisar os resultados finais de aprendizagem de programação; iii) analisar o índice de motivação inicial e final; iv) investigar como as tecnologias móveis poderão apoiar o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo entre os estudantes e v) identificar as vantagens e limitações da integração de um projeto de tecnologias móveis no contexto do ensino superior Cabo-verdiano. A metodologia utilizada, de cariz maioritariamente quantitativo, foi suportada por um design experimental desenvolvido com duas turmas da disciplina de “Introdução à programação” (grupo experimental versus grupo de controlo), com 39 estudantes dos cursos de engenharia do ano letivo 2016/17, numa instituição de ensino superior público em Cabo Verde. Os estudantes utilizaram os seus dispositivos móveis para, tanto dentro como fora da sala de aula, explorarem apps e plataformas mobile para a aprendizagem de programação. Foram aplicados questionários na fase de pré-teste e pós-teste (questionários dos conhecimentos iniciais/posteriormente adquiridos, escala de motivação e escala de trabalho colaborativo, questionário sobre a metodologia de lecionação, e questionário de práticas de introdução à programação no ensino superior Cabo-verdiano) sendo ainda realizadas entrevistas. Por processos de análise comparativa, os dados recolhidos foram analisados no Software SPSS 23. Os resultados obtidos no estudo permitiram reconhecer que as tecnologias móveis apresentaram mais-valias em relação ao processo de aprendizagem da programação dos estudantes em causa mormente no que se refere à comunicação, atividades de pesquisa, partilha, flexibilização da aprendizagem e no desenvolvimento dos próprios produtos finais. Por outro lado, não se registaram diferenças significativas nos resultados finais das aprendizagens entre os estudantes das duas turmas consideradas e entre os diferentes momentos de avaliação (inicial e final).
Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
Publication . Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-; Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Nos últimos anos temos assistido a um amplo desenvolvimento tecnológico dos
dispositivos móveis, acompanhado de uma marcada diminuição do seu custo o que os
tornou acessíveis à grande maioria dos estudantes de hoje, independentemente do
seu estatuto socio-económico. Esses equipamentos fornecem atualmente aos seus
utilizadores, um leque alargado de funcionalidades, amplificadas pelo acesso à
internet e pela possibilidade de instalação de diversas apps disponíveis online.
Os adolescentes de hoje, por associarem os seus dispositivos móveis ao entretimento
e interação social, raramente se apercebem dos poderosos equipamentos que
carregam nos seus bolsos. Mas não são só os alunos, também a maioria das escolas
e dos professores têm dificuldade em compreender e tirar proveito dos dispositivos
móveis para as suas próprias atividades de ensino.
Tomando consciência da relevância que estes equipamentos assumem hoje para os
estudantes, foi desenvolvido um projeto de utilização de tecnologias móveis com um
conjunto de 13 alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos, do 3º
ciclo do ensino básico. Este projeto envolveu o design e implementação de cenários
de aprendizagem que foram planificados tendo em conta o toolkit do Future Classroom
Lab. Este estudo teve assim como objetivo observar e avaliar o impacto da utilização
dos dispositivos móveis dos alunos, enquanto ferramenta de suporte à
aprendizagems, tanto pela perspetiva dos alunos como dos docentes envolvidos no
projeto durante o ano letivo 2015/2016.
A análise dos dados obtidos após a implementação do projeto permitiu concluir que se
registaram favoráveis modificações na conceções dos alunos acerca do valor
associado à utilização deste tipo de equipamentos em contexto de sala de aula. A
apreciação dos docentes revelou-se igualmente positiva.
As aprendizagens realizadas por alunos do 9º ano na unidade de ensino Probabilidades
Publication . Caminho, Carina Almeida; Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-; Sezinando, Helena M. E., 1960-
Este relatório foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada
tendo por base o trabalho realizado na unidade de ensino de Probabilidades, com uma
turma de 9.º ano, do Instituto de Ciências Educativas. A lecionação da unidade de ensino
decorreu no final do 2.º período, ao longo de 11 aulas, das quais seis com duração de 45
minutos e cinco com duração de 90 minutos. Durante estas aulas privilegiei o ensino
exploratório, recorrendo a tarefas exploratórias, a problemas e exercícios, assim como ao
uso de simulações recorrendo a materiais manipuláveis e à tecnologia, nomeadamente ao
Geogebra.
Neste âmbito realizei um estudo com o objetivo de compreender as aprendizagens
realizadas por alunos de 9.º ano na unidade de ensino “Probabilidades”. A metodologia
de investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como principais
métodos de recolha de dados: a recolha das produções escritas de três alunos, a
observação participante com registo áudio e vídeo dos momentos de trabalho autónomo
e discussões em grupo-turma e a realização de uma entrevista aos participantes no estudo.
A análise de dados evidencia que o ensino exploratório permitiu que os alunos
construíssem o seu conhecimento relativamente a conceitos associados à aleatoriedade,
ao espaço amostral e ao conceito de probabilidade. A simulação quer recorrendo a
materiais manipuláveis quer ao Geogebra, favoreceu a aprendizagem dos alunos no que
diz respeito à noção de acontecimentos equiprováveis e acontecimentos incompatíveis.
Os alunos apresentaram algumas dificuldades relacionadas com a compreensão do
enunciado das tarefas, com algumas noções ligadas ao conceito de aleatoriedade e ainda,
na construção do diagrama de Venn para o cálculo de uma probabilidade associada a
acontecimentos compostos. Na sua generalidade, os alunos parecem não distinguir
claramente as duas abordagens do conceito de probabilidade, um aspeto que merece
reflexão.
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/MHC-CED/0588/2014
