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Research Project

Portuguese Colonial Empire and Urban Popular Culture: comparing visions from the metropolis and the colonies (1945-1974)

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Cultura Popular e Império: as lutas pela conquista do consumo cultural em Portugal e nas suas colónias
Publication . Domingos, Nuno
Este livro aborda a relação entre dois impérios. Por um lado, o império colonial português, governado durante grande parte do período tratado neste livro pelo Estado Novo, um regime que manipulou os domínios culturais e organizou um sistema de propaganda para manter um poder autoritário sobre a metrópole e as colónias. Por outro lado, o «império irresistível» da cultura popular moderna, cujas fronteiras se desenhavam pela circulação global dos produtos da indústria cultural. Este outro império fundava-se na ideia de que, caso o princípio do mercado livre se aplicasse, a generalidade das nações possuía uma soberania limitada sobre o seu espaço público. Ambos os impérios ambicionavam moldar e conquistar subjetividades. Em determinadas circunstâncias os seus interesses convergiram e articularam-se, noutras, os seus programas confrontaram-se. As investigações que compõem este livro interpretam a tentativa do Estado Novo de banalizar um senso comum imperial, utilizando para esse efeito os meios da cultura popular moderna, num mercado concorrencial, no qual os formatos e linguagens de uma cultura global conquistavam os gostos. Procuram igualmente perceber de que forma os consumidores, na metrópole e nas capitais de Angola e Moçambique, se apropriaram da oferta cultural e a integraram no seu quotidiano.
Visões de Marracuene. Propaganda, cultura popular, turismo e o terreno colonial em Moçambique
Publication . Domingos, Nuno
Este artigo examina o processo de criação de uma representação propagandística de Marracuene, território colonial no sul de Moçambique, a partir do projeto de realização de um filme, em meados do século xx. Resultando de um conjunto de condições institucionais diverso, que revela inúmeras mediações, os materiais cinematográficos tinham o poder de construir uma imagética do território colonial utilizando temas selecionados, narrados por dispositivos reconhecidos. Neste artigo, o acesso a outras fontes históricas sobre o quotidiano de Marracuene durante o mesmo período permite identificar características fundamentais deste território excluídas pela propaganda. Um relatório laboral produzido pelo Estado e um testemunho oral sugerem uma outra narrativa histórica.
A experiência da ida ao cinema nos subúrbios de Lourenço Marques
Publication . Domingos, Nuno
Nos subúrbios de Lourenço Marques, a ida ao cinema incluía-se entre os consumos culturais de um espaço urbano precário e instável, que crescia sob o domínio colonial português. Baseado num conjunto de testemunhos de indivíduos que durante o período colonial habitaram os bairros suburbanos da capital de Moçambique colonial, este texto procura interpretar o significado destes consumos, as suas funções e usos quotidianos.1 As imagens que chegavam às telas suburbanas dependiam das escolhas dos distribuidores e exibidores cinematográficos, bem como da ação dos vários mecanismos de censura mobilizados pela administração portuguesa. Nesta periferia, a ida ao cinema foi ainda condicionada por obstáculos materiais e preconceitos morais, que afastaram muitos habitantes das salas. Apesar destes bloqueios, a ida ao cinema foi para alguns dos moradores dos bairros suburbanos uma experiência extraordinária. As leituras e reações suscitadas por estes filmes nos bairros suburbanos revelam como a receção cinematográfica se encontrava incrustada nas práticas, representações e expectativas dos espectadores locais. Neste sentido, o subúrbio de Lourenço Marques foi um lugar de apropriação e ressignificação dos produtos de um comércio global.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

PTDC/CPC-CMP/2661/2014

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